Emlur realiza ação do Setembro Amarelo nos núcleos do Treze de Maio e Mangabeira

Por Célia Rangel - em 227

A equipe do setor psicossocial da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) continua com às ações da campanha Setembro Amarelo até o final deste mês. Nesta semana, as psicólogas reforçam o trabalho de conscientização e prevenção do suicídio nos Núcleos de Serviço dos bairros Treze de Maio e Mangabeira.

Nas unidades, estão sendo realizadas palestras e rodas de diálogos informando e respondendo perguntas no sentido de fortalecer o trabalho referente à saúde mental já implantado na Emlur. Nesses encontros, as psicólogas também orientam a respeito de sinais que devem ser observados no dia a dia. “Chamamos a atenção para se observar mudança radical de comportamento dos colegas de trabalho, familiares e amigos, como por exemplo o isolamento social. São detalhes aos quais muitas vezes não é dada importância, mas que sinalizam para possíveis transtornos”, ressalta Adriana Guedes, psicóloga da Emlur.

De acordo com levantamento do setor, há considerável registro de servidores apresentando quadro depressivo, assim como tentativa de suicídio, não apenas entre eles, mas envolvendo também seus familiares. “Para acompanhar essas demandas, o nosso setor disponibiliza durante todo o ano serviços como escuta diária, sessões de psicoterapia, visitas domiciliares, encaminhamento para a rede municipal de saúde mental que conta com o CAPs, UPA 24h, pronto socorro, reuniões com o grupo de Alcoólicos Anônimos da Autarquia, entre outros”, destaca Adriana.