Emlur realiza ação educativa na Semana do Meio Ambiente

Por - em 35

Dentro da Semana do Meio Ambiente, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou nesta quarta-feira (2) uma ação educativa na Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis). Durante toda manhã, educadores ambientais distribuíram panfletos com informações sobre acondicionamento correto do lixo e outras dicas de como tratar os resíduos gerados dentro de casa.

Uma exposição com peças feitas a partir de material reaproveitável, como vidro, papel, plástico e metal, foi montada no local atraindo a atenção do público. Nela, os educadores ambientais explicavam aos curiosos que o lixo descartado no dia-a-dia pode virar objetos de decoração e utensílios diversos ou pode ser comercializado pelos agentes ambientais quando devidamente separado (coleta seletiva).

Trinta crianças da escola municipal General Rodrigo Otávio, do Bairro dos Estados, participaram de uma oficina de cestaria onde aprenderam a fazer peças com papel jornal. Além da oficina, os educadores ambientais distribuíram sabão ecológico feito do óleo de cozinha reaproveitado. Aos interessados, eles informavam que o óleo de cozinha pode ser recolhido e entregue nos pontos de coleta espalhados pela cidade.

Esses pontos são: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB-Jaguaribe), os núcleos de coleta seletiva (Cabo Branco, Bairro dos Estados, Bessa e Jardim Universitário) e supermercados Carrefour, Extra e Pão de Açúcar. “Qualquer cidadão também pode contribuir com o recolhimento do óleo. A natureza agradece, já que esse material quando jogado de forma errada pode entupir canos, poluir o solo e os lençóis freáticos”, afirmou Elma Xavier, diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Autarquia.

Todos os anos, a Emlur participa da programação da Semana do Meio Ambiente numa ação integrada com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) com objetivo de sensibilizar a população para importância de reduzir o desperdício e reutilizar sempre que for possível antes de jogar o lixo fora. Com isso, menos lixo vai parar nas ruas, nos rios, nos bueiros e terrenos baldios, melhorando a qualidade de vida das pessoas e preservando o meio ambiente.

Segundo Elma Xavier, é importante delegar à população a responsabilidade de cuidar do meio ambiente. “Contamos com a participação de cada cidadão na busca de tentar minimizar as ações contra o meio ambiente. Somos responsáveis por vários projetos que chamam a atenção para a preservação do meio ambiente e colaboramos para disseminar a prática do consumo consciente”, afirmou.

Entre as atividades voltadas para a educação ambiental, a Emlur promove palestras, encontros, apresentações artísticas, exposições e ações nos bairros porta a porta. Os projetos desenvolvidos pela Emlur incluem o ‘Não vai pelo ralo’, ‘Santo de Casa Faz Milagre’, ‘Cursos de Multiplicadores’ e ‘Meu Bairro é Limpeza’.

Na última terça-feira (1º), um café da manhã partilhado entre diretores e funcionários marcou a comemoração da Semana do Meio Ambiente na sede da Emlur. O evento contou com apresentações do grupo de percussão Baticumlata e do Coral, que fazem parte do projeto ‘Catadores de Arte’. Nesse dia, todos os setores ganharam mudas de árvores frutíferas e receberam brindes feitos de material potencialmente reaproveitável.

O superintendente da autarquia, Deusdete Queiroga Filho, falou sobre a importância de conscientizar a população para o cuidado com o meio ambiente. Segundo ele, a preocupação com o meio ambiente transformou-se em agenda mundial, pois há necessidade de preservação dos recursos naturais para as gerações futuras. “A limpeza urbana pode e deve contribuir para esse esforço por meio da coleta seletiva e da educação ambiental”, disse o titular da pasta.