Emlur realiza Ação Educativa no Parque Solon de Lucena

Por - em 31

Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) promove na manhã desta quarta-feira (12) um mutirão de sensibilização no Parque Solon de Lucena (Lagoa), a partir das 8 horas. A ação vai contar com a participação de servidores, entre educadores ambientais, fiscais, assistentes sociais, agentes de limpeza e diretores da Emlur. Na ocasião será inaugurado o calendário de eventos da autarquia para a comemoração do Dia do Agente de Limpeza.

O objetivo da operação é realizar um dia de sensibilização sobre a importância social  do agente de limpeza para cidade. Além disso, agentes de limpeza, educadores ambientais e fiscais realizarão um trabalho de educação ambiental com pedestres e motoristas, informando sobre os problemas causados ao meio ambiente, a cidade e à saúde coletiva quando o lixo é jogado nas ruas.

O Baticumlata, o Coral e o Teatro da Emlur se apresentam, a partir das 9h, chamando a atenção da população para a questão do problema do lixo nas grandes cidades. As pessoas que passarem pelo parque podem visitar um stand da Oficina de Artes com peças confeccionadas pelos artesãos e artistas plásticos da Autarquia com material reaproveitável como papel, vidro, alumínio e plástico.

As atividades em comemoração ao Dia do Agente de Limpeza continuam até o final do mês. Na sexta-feira (14), das 13 às 17 horas, a Emlur vai promover atendimento de saúde e beleza para os agentes de limpeza. Serão oferecidos serviços de verificação de pressão, glicemia, teste rápido de HIV, imunização contra o tétano e a influenza comum, orientação nutricional e coleta de citológico. Também serão realizados cortes de cabelo e a distribuição de kit de higiene bucal.  No domingo (23), será realizada a festa em homenagem ao dia do Agente de Limpeza. A celebração será realizada no Centro Administrativo Municipal (CAM) a partir das 8 horas.

Dia do Agente de Limpeza – O ‘Dia do Gari’ é comemorado no dia 16 de maio no Brasil. Em algumas cidades, esses profissionais passaram a ser chamados de agentes de limpeza, caso de João Pessoa. O nome gari é uma homenagem ao francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro durante o segundo reinado. Em Portugal, os garis eram conhecidos como almeida, em homenagem ao diretor-geral da limpeza urbana de Lisboa.

 Serviço:

ATIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO AGENTE

Dia 12 de maio
Horário: 8h – panfletagem nos sinais do Parque Solon
9h – Apresentação de Teatro
9h30 – Apresentação do Coral e do Baticumlata