Emlur realiza ação preventiva no Timbó nesta segunda-feira

Por - em 21

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) continua a ação preventiva em áreas de risco para minimizar os efeitos da chuva durante o período de inverno. Nesta segunda-feira (1º), a partir das 8h, a ação de limpeza acontecerá na comunidade do Timbó, nos Bancários. Durante dois dias, 40 agentes de limpeza realizarão operação de capinação, roço, retirada de entulho e lixo das vias públicas e pintura de meio-fio. Nessas ações também são feitas poda das copas das árvores, desobstrução de galerias e recuperação de meio-fio.

No dia 4 de março será a vez da comunidade São José, no Bairro São José; no dia 11, a comunidade Maria de Nazaré, nos Funcionários II, e no dia 16 de março a ação acontece na comunidade São Judas Tadeu, no Alto do Mateus.

Esse trabalho, que faz parte do Plano de Contingência 2010 da Defesa Civil, teve início no dia 22 nas comunidades Saturnino de Brito (Trincheiras) e Renascer (Ilha do Bispo), de onde foram retiradas mais de 60 toneladas de lixo. Após a ação na comunidade São Judas Tadeu, a Defesa Civil se reunirá com as secretarias participantes do plano para uma avaliação dessa primeira etapa. A coordenação da Defesa Civil espera concluir o trabalho de ação preventiva nas 34 áreas de risco até maio, quando tem início a temporada de chuvas.

O objetivo dessas ações de prevenção é identificar e tentar sanar os problemas apresentados nas áreas de risco de João Pessoa, garantindo mais segurança à população nos meses que antecedem o período das chuvas. De acordo com o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, com a realização de ações preventivas que a gestão tem realizado nas áreas de risco, a cada ano os perigos que o período chuvoso causa diminuem. A Emlur já iniciou um plano emergencial nas áreas ribeirinhas para retirar de dentro dos rios vegetação e lixo.

Além da ação operacional, a Emlur também está realizando por cada comunidade que passa um trabalho educativo com as equipes de educação ambiental e de fiscalização, sensibilizando os moradores para a importância de acondicionar corretamente o lixo nos dias e horário da coleta.

O Plano de Contingência, criado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e coordenado pela Defesa Civil Municipal, trabalha em ação integrada com diversas secretarias e órgãos públicos, como Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Anjos do Asfalto, dentre outras instituições.

Para atender a comunidade com mais eficiência e eficácia, a Defesa Civil conta com veículo próprio e uma linha direta 24h pelo telefone de emergência (0800-285-9020). Para falar com a Emlur basta ligar para o ‘Alô Limpeza’, em horário comercial, pelo telefone 0800-080-2425.