Emlur realiza ações preventivas contra chuvas em João Pessoa

Por - em 18

Com o objetivo de minimizar possíveis problemas causados pelo período de chuva em áreas de risco da cidade, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vem realizando, desde o início do ano, operações preventivas numa ação integrada com a Defesa Civil. Essas ações emergenciais fazem parte do Plano de Contingência 2010 da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Na próxima semana, a Emlur vai realizar uma limpeza superficial no Rio Jaguaribe para evitar alagamentos na comunidade ribeirinha.

De fevereiro até agora, 17 comunidades localizadas em áreas críticas foram contempladas com serviços que incluem a retirada de lixo e entulho de barreiras; o lonamento de encostas; a limpeza de canais, galerias, córregos e rios; além do trabalho educativo e de conscientização ambiental sobre a forma de acondicionamento correto do lixo, para que os aparelhos de escoamento de chuva, como linhas d’água e bueiros, estejam desobstruídos e sem lixo.

As comunidades de áreas de risco atendidas até agora pelo Plano de Contingência foram: Nossa Senhora de Nazaré (Funcionários II); Tito Silva (Miramar); Timbó (Bancários); Santa Clara (Castelo Branco); Chatuba (Manaíra); Porto do Capim, Saturnino de Brito, Santa Emília de Rodat e Renascer (Varadouro); Paulo Afonso (Jaguaribe); Padre Hildo Bandeira (Torre); Lagoa Antônio Lins (Cruz das Armas); Santa Bárbara (Valentina de Figueiredo); Beira Rio (Tambauzinho) e São José (Bairro São José). Nessas localidades foram retiradas em torno de 160 toneladas de resíduos sólidos (lixo).

Limpeza de rio – Na próxima semana, a Emlur inicia uma limpeza superficial com a retirada de lixo e vegetação no Rio Jaguaribe, no trecho entre a avenida Epitácio Pessoa e a rua Tito Silva, para conter possíveis alagamentos nesse período de chuva. O trabalho será realizado em toda extensão do rio, com maior ênfase nas áreas onde há problema de obstrução, como acontece nas proximidades da Comunidade Tito Silva. Para isso, a Autarquia vai contar com sua equipe de operações especiais, formada por 18 agentes de limpeza, especializa na retirada de entulho e lixo de áreas ribeirinhas. Além disso, no trabalho será utilizada uma escavadeira hidráulica que otimizará o serviço.

O superintendente da Emlur, Orlando Soares, alerta a população para que evite depositar lixo e entulho em lugares inadequados, pois com a chuva esse material é levando até bueiros, galerias e canais, obstruindo esses pontos de escoamento de água e provocando alagamentos. Para Orlando Soares, esse cuidado mostra a importância da população ter uma atitude cidadã. Não adianta apenas realizar a limpeza da cidade, é necessária a participação das pessoas na manutenção dela, evitando colocar lixo e acumular entulho em lugar impróprio, afirmou.

Serviço – A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 0800 285 9020 e com a Emlur através do Alô Limpeza, pelo número 0800 083 2425.