Emlur realiza campanha para orientar banhistas neste domingo

Por - em 24

As equipes de educação ambiental e fiscalização da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) dão continuidade neste domingo (17), na orla de João Pessoa, ao projeto ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’, que foi aberto no último dia 10 de janeiro. O objetivo desse projeto é sensibilizar banhistas e comerciantes sobre a forma correta de acondicionar o lixo produzido nos momentos de lazer na praia e a importância ecológica dessa atitude.

Quarenta e seis funcionários da Emlur vão trabalhar na entrega de sacolas ecológicas biodegradáveis de TNT (Tecido Não-Tecido) na beira-mar e nas vias de acesso à praia, para que os frequentadores armazenem o lixo nelas, evitando, desta forma, a poluição e sujeira na praia.

Os educadores ambientais e fiscais vão se concentrar a partir das 9h no Busto de Tamandaré. Desse ponto, 20 pessoas se deslocarão para a Praia do Cabo Branco até a altura do Restaurante Bargaço e as outras 22 seguirão em direção à Praia de Manaíra até o Mag Shopping. Durante a semana, os agentes de limpeza que trabalham na catação da areia da orla e na limpeza do calçadão auxiliarão na atividade de educação ambiental. 

A campanha também conta com uma van itinerante, que percorrerá as principais vias de acesso às praias da Capital, promovendo a sensibilização educativa de pedestres e motoristas, que também receberão sacolas ecológicas tanto para levar à praia quanto para colocarem no câmbio do carro. No domingo, a van vai parar em sinais do Retão de Manaíra, Ruy Carneiro, Epitácio Pessoa, Beira Rio e passará pela Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Arte, no Altiplano. Em fevereiro, a Emlur vai disponibilizar tendas em pontos estratégicos das praias de Tambaú e da Penha para atender os banhistas. A ação termina por volta do meio-dia.

Em 2009 foram distribuídas 70 mil sacolinhas ecológicas. Este ano, a intenção é entregar a mesma quantidade. De acordo com o setor de planejamento da Emlur, são recolhidas aproximadamente 72 toneladas de lixo nos finais de semana nas áreas de maior concentração da orla, como Tambaú, Cabo Branco e Manaíra.

Na opinião da diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur, Elma Xavier, o projeto pretende despertar na população o interesse sobre os problemas ambientais causados pela forma inadequada de acondicionamento e disposição final do lixo na praia.