Emlur realiza desfile de roupas feitas com material reaproveitado

Por - em 31

A Oficina de Artes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou na tarde desta quinta-feira (5) um desfile de roupas femininas confeccionadas com material reaproveitado. A atividade aconteceu no Serviço Social do Comércio, Centro da Capital e fez parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Todas as peças foram feitas a partir de materiais que as pessoas costumam jogar no lixo, como garrafas pets, vidro, tampinhas de garrafa, papel de chocolate, lacres de latinhas, retalhos, jornal, papelão, entre outros materiais.

Para o artista plástico e chefe do Setor de Reciclagem da Emlur, Roberto de Carvalho, as criações das peças tem o propósito de alertar e mostrar para sociedade que é possível reutilizar o lixo de forma inteligente e produtiva. “O que se joga nas ruas e nas lixeiras podem virar roupas, móveis, artes e tantas outras coisas. Além de lucrar com as criações, quem abraçar esse projeto também estará contribuindo para um futuro melhor”.

A estudante, Thaísa Sousa, 14, foi uma das expectadoras do desfile. Segundo ela, a idéia de criar roupas a partir do lixo é muito criativa e importante para o meio ambiente. “As roupas são originais e muito interessantes. Futuramente eu poderia até comprar uma peça, principalmente se for para ajudar a tirar o lixo das ruas”.

Concurso – Alunos das Escolas Municipais foram os convidados para acompanhar o desfile. Eles também participaram do evento com a exposição dos trabalhos artísticos orientados pelos professores que fizeram parte das oficinas de capacitação da Emlur. As três melhores artes foram premiadas com uma bicicleta (1° lugar), aparelho de DVD (2° lugar) e um celular (3° lugar).