Emlur realiza desobstrução de galerias no Parque Solon de Lucena

Por - em 67

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando uma ação de limpeza no Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa. O trabalho, realizado pela equipe aquática, composta por 22 agentes, tem o objetivo de realizar a manutenção e retirar os resíduos que se acumulam nas caixas de areia das galerias pluviais e anel interno. Com esta medida, a Emlur prepara o local para a possibilidade de ocorrência de mais chuvas, diminuindo os riscos de alagamento.

Durante estas ações de limpeza, são encontrados sacos plásticos, garrafas pet, material descartável e até mesmo pedaços de móveis, como sofás. “Todo este material prejudica o escoamento da água na Lagoa e contribui para que ocorram alagamentos no período de chuvas mais fortes”, disse a superintendente da Emlur, Laura Farias.

Os agentes estão realizando o trabalho de raspagem, capinação, roço, varrição e coleta do lixo. Dentro da Lagoa, a equipe aquática está fazendo a retirada do excesso de vegetação nativa, remoção de bancos de areia e ainda o recolhimento do lixo.

Laura Farias, lembra que a população é uma parceira da Emlur e que também deve se preocupar com o descarte correto do lixo, para evitar o acúmulo em bueiros e esgotos. “Se mantivermos a cidade limpa, as chuvas não causarão problemas. Este trabalho preventivo é realizado com frequência na Lagoa para assegurarmos a segurança no local. Mas é com a ajuda da população que manteremos todos os espaços mais limpos e sem riscos com as chuvas”, declarou.

Limpeza do Rio Jaguaribe – Em parceria com a Defesa Civil, a Emlur dá continuidade ao trabalho de prevenção em locais de risco para evitar prejuízos em virtude das chuvas. As equipes se concentram atualmente no Rio Jaguaribe, no bairro São José e em comunidades ribeirinhas. As equipes estão atuando para desobstruir pontos de alagamento. O Rio Jaguaribe recebe um grande acúmulo de vegetação e lixo, contribuindo para a formação de pontos de alagamento no bairro.

Limpeza na cidade – Outros bairros da Capital também estão recebendo os agentes de limpeza da Emlur com equipes de capinação, roço e coleta do lixo. No bairro do Róger, na Avenida Gouveia da Nóbrega, uma equipe formada por 14 agentes de limpeza, além de um monitor e um encarregado, estiveram na manhã desta terça-feira realizando a limpeza das vias e canteiros, calçadas e meio-fio. Após a conclusão do serviço, a equipe se deslocará para a Vila Olímpica Ronaldo Marinho (Antido Dede/Cief), onde também fará a ação de limpeza.