Emlur realiza lavagem da escadaria do Beco da Faculdade de Direito

Por - em 25

Como em todos os anos, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou na manhã desta sexta-feira (5) a tradicional lavagem da rua Gabriel Malagrida, conhecida como ‘Beco da Faculdade de Direito’, dando início ao esquema de limpeza que será realizado durante os festejos de carnaval. O trabalho envolveu 18 agentes de limpeza da Emlur e contou com um caminhão pipa. Na lavagem foram utilizados 18 mil litros de água, além de produtos químicos para a limpeza e aromatizante para o famoso banho de cheiro.

Por volta das 6 horas da manhã, a equipe de agentes de limpeza iniciou a varrição do beco retirando os resíduos sólidos e capinando o mato que nasce próximo ao meio-fio. Depois de recolhido o lixo, os agentes passaram o removedor de mancha e sujeira, para em seguida promoverem a lavagem do beco. No final, foi aplicado o aromatizante para deixar o local. Quem passou na hora da lavagem aprovou: “É uma ação muito bacana. Deveria ser feita mais vezes”, disse o comerciário Reginaldo Santos, que passa todos os dias pelo beco em direção ao trabalho.

O planejamento especial feito pela Emlur para manter a cidade limpa e organizada durante o carnaval vai contar com 200 agentes de limpeza, que trabalharão divididos em equipes antes, durante e depois dos eventos de momo. A operação visa atender a demanda da cidade durante os dias de folia.

Desde o final de janeiro que a Emlur atua na preparação dos percursos dos blocos nos principais bairros da cidade. Foram feitos os serviços de varrição, capinação, pintura de meio-fio e, principalmente, da retirada de pedras soltas e de restos de vidro de várias das vias para dar mais segurança aos foliões.

Durante o Folia de Rua e o Carnaval Tradição, a equipe de limpeza dará continuidade ao esquema, com a varrição e limpeza das vias públicas durante e após os festejos, atendendo tanto os foliões de rua quanto os dos blocos de bairro. A população pode ajudar a deixar o carnaval ainda melhor com alguns procedimentos simples.

Recomendações – A Emlur recomenda que os foliões evitem jogar o lixo nas ruas e vias públicas, acondicionando esse material em papeleiras e contentores espalhados pelas áreas em que haverá festejo carnavalesco. O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, disse que a operação de limpeza montada para o carnaval tem o objetivo de deixar as vias públicas limpas de forma rápida e eficaz antes, durante e após cada evento.