Emlur realiza limpeza em terreno utilizado de forma irregular

Por - em 134

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está executando, nesta quarta-feira (13), a limpeza de um grande terreno localizado na Rua Diógenes Chianca, que margeia a BR-230, no bairro de Água Fria. O local é privado e vem sendo utilizado de forma irregular como depósito de resíduos da construção civil há algum tempo. O material é descarregado na área durante a noite para evitar fiscalizações.

O Diretor de Operações da Emlur, Francisco Lucas Rangel, afirmou que, por se tratar de um terreno particular, a ação não pode ser realizada anteriormente. “Quando encontramos irregularidades em uma área privada, temos que notificar o proprietário e aguardar que o mesmo execute a limpeza”, contou. “Só podemos intervir após o encerramento do prazo previsto em lei e, só assim, realizar o serviço e aplicar as sanções cabíveis, incluindo o terreno na dívida ativa do município”, concluiu o diretor.

De acordo com Francisco Lucas, estão sendo utilizadas na limpeza do terreno uma retroescavadeira, duas máquinas carregadeiras e 15 caçambas para o transporte dos resíduos. Ao término dos trabalhos, o terreno deve ser cercado para evitar novos descarregamentos de entulhos e todo o gasto da operação será cobrado do proprietário, evitando prejuízo ao erário público.

Parceria – Nas últimas semanas, a Emlur intensificou a fiscalização de terrenos utilizados como depósitos não licenciados de resíduos da construção civil. Os fiscais da Emlur recebem o apoio de funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Guarda municipal.

Durante as ações, foi realizada a apreensão dos veículos que transportavam os resíduos para os depósitos irregulares e aplicadas penalidades aos seus proprietários. Os responsáveis pelo transporte tiveram que recolher o material para o Aterro Sanitário e os proprietários dos terrenos foram autuados para realizar a limpeza e fechamento dos locais.