Emlur realiza limpeza preventiva de canais localizados no Bessa

Por - em 27

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vem realizando, desde o início de janeiro, uma operação de limpeza em canais e galerias da cidade. A ação começou com a limpeza da galeria localizada na Comunidade Boa esperança, no bairro do Cristo Redentor. Esta semana, a operação está centrada nos quatro canais do bairro do Bessa.

A operação é realizada em parceria com a Defesa Civil Municipal e conta com a turma de operações especiais da Emlur, formada por 22 agentes de limpeza. De acordo com o diretor de operações, Orlando Soares, a retirada de lixo e terra dos canais e galerias facilita o escoamento das águas da chuva, eliminando focos de doenças e prevenindo alagamentos.

“Esse trabalho prepara canais e galerias para receber o fluxo de água das chuvas”, afirma Orlando Soares, que ressalta a importância da ajuda da população no sentido de evitar jogar lixo nos canais e galerias.

Trabalho sistemático – Para evitar problemas de alagamentos alguns canais e galerias recebem limpeza até duas vezes por ano, como é o caso do canal que fica próximo ao Retão de Manaíra. Lá, foram realizadas três intervenções no ano passado para a retirada de lixo e vegetação.

“A manutenção dos canais faz parte do trabalho de rotina da Prefeitura em toda a cidade e é realizada em grandes e pequenas galerias e canais. O que precisamos é ter a colaboração da população no sentido de não jogar lixo e entulhos”, alerta Orlando Soares. Ele acrescentou que os detritos recolhidos são transportados para o Aterro Sanitário. O próximo bairro a receber a operação será o João Agripino.