Emlur realiza operação de limpeza na comunidade Asa Branca

Por - em 22

Os moradores da Comunidade Asa Branca, no Róger, começaram a ser beneficiados com uma ação promovida pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). A operação teve início nesta quarta-feira (7) com um arrastão de limpeza na área e deve ser encerrada na sexta-feira (9) com o trabalho de sensibilização ambiental. Cerca de 50 servidores da Emlur participam da atividade, entre agentes de limpeza, educadores ambientais e fiscais.

A equipe do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, formada com 30 agentes de limpeza, deu início a atividade nesta quarta-feira (7) com a varrição, capinação, roço, catação e pintura de meio fio das ruas. Também será realizada a limpeza no entorno da área do Parque Zôo Arruda Câmara (Bica). Além disso, um carro de som que circulará pela comunidade com informações sobre o gerenciamento do lixo, coleta seletiva e os problemas ambientais causados quando o lixo é depositado em lugar inadequado. Na terça-feira (6), a Emlur numa ação integrada com a Defesa Civil do Município, realizou o enlonamento da encosta que faz a divisão entre a comunidade e o parque.

Nesta quinta-feira (8), tem início a etapa de sensibilização ambiental, realizada pelo Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) e pela Divisão de Fiscalização (Difil). Cerca de 20 servidores, entre educadores ambientais e fiscais da Emlur farão uma grande ação de sensibilização porta a porta, entregando panfletos e informando a população sobre a forma correta de se acondicionar o lixo doméstico e os dias e horários adequados para colocar o material para recolhimento. Os panfletos informativos também serão fixados em lugares de concentração de pessoas na comunidade como bares, lanchonetes e escolas municipais.

Nessa ação educativa também será aplicado um questionário aos moradores para coletar informações. Segundo a chefe interina da Devar, Shirley Jucá, o objetivo do questionário é avaliar as necessidades da comunidade. O superintendente da Emlur, Orlando Soares, defende a conscientização da população como forma de sensibilizar para a preservação do meio ambiente, mantendo a cidade limpa e organizada.

Moradores – A Comunidade Asa Branca possui uma média de 500 domicílios com uma população de 2.250 moradores segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por ser uma comunidade populosa, a ação educativa foi dividida em dois dias para que toda localidade fosse contemplada.