Emlur realiza operação de limpeza para as prévias carnavalescas

Por - em 15

Com a proximidade das prévias carnavalescas, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) deu início desde a semana passada a uma operação de higienização que vai preparar os bairros de João Pessoa para os festejos de carnaval. Até o fim do Carnaval Tradição, cerca de 160 agentes de limpeza serão mobilizados para realizar ações de varredura, capinagem, roço e pintura de meio-fio nas principais vias de bairros da capital onde haverá concentração de blocos carnavalesco.

A limpeza já foi concluída no Baixo Roger, Cristo Redentor, e esta semana estará concentrada no em ruas do Rangel, dos Bancários, do Castelo Branco e de Mangabeira. Além desses bairros, ainda receberão a ação de limpeza o Valentina Figueiredo, a Torre, os Funcionários II e Cruz das Armas. Segundo Noé Estrela, diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, a operação trará mais conforto à população. “A importância desse tipo de ação é deixar o ambiente propício para a diversão dos foliões”, afirmou.

Folia de Rua 2010 – A Emlur também realizará a tradicional lavagem da rua Gabriel Malagrida (Beco da Faculdade de Direito) na manhã de 5 de fevereiro, dia da abertura do Projeto Folia de Rua. Também serão higienizados o Ponto de Cem Réis e a rua Rodrigues Chaves, no Centro. Para Noé Estrela, é importante que a população ajude na manutenção da limpeza da cidade. “A Emlur disponibiliza papeleiras e contentores que estão instaladas nos trajetos que os blocos de carnavais irão percorrer pelo Centro Histórico para que a população possa depositar o lixo produzido durante os festejos”, disse.

Galerias – Manter a cidade limpa e em condições apropriadas para o bem-estar dos moradores da cidade é uma das prioridades da Emlur. Por isso, serviços como a limpeza de galerias são feitos constantemente. Esta semana, a equipe de Operações Especiais, formada por 13 agentes de limpeza, trabalhou na desobstrução das galerias no Alto do Mateus e está em Mandacaru, nas Cinco Bocas.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, destaca que a participação da população é importante para manter a cidade sempre limpa. Pedimos que as pessoas não joguem nenhum tipo de lixo ou entulho na rua, pois geralmente esse material vai parar em galerias e bueiros, provocando alagamentos no período de chuva. Também estamos pedindo que a população que denuncie quem estiver jogando lixo em local inadequado pelo Alô Limpeza 0800 083 2425, ressalta.