Emlur realiza operação para manter a orla limpa no Réveillon

Por - em 16

As praias de João Pessoa têm atraído um público cada vez maior para assistir aos espetáculos programados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa como shows e a queima de fogos na virada do ano. Com o objetivo de garantir uma cidade limpa e agradável para pessoenses e turistas, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai intensificar a limpeza nas ruas e avenidas da orla marítima para os festejos.

No dia 31 pela manhã, a programação de limpeza da cidade será mantida conforme a rotina estabelecida nos bairros e na orla. No entanto, a Emlur decidiu antecipar a coleta de lixo noturna nos bairros de Cabo Branco, Manaíra e Tambaú para o final da tarde. A medida foi tomada para evitar transtornos com a passagem dos caminhões coletores na orla nesse dia.

A partir das 19h, uma equipe composta por 35 agentes de limpeza ficará na altura do Busto de Tamandaré e áreas adjacentes até a meia-noite do dia 31 de dezembro. Os agentes ficarão de plantão até esse horário devido ao grande fluxo de pessoas na área, o que dificulta o tráfego das equipes da Emlur após esse horário. No ano passado, a Emlur registrou a remoção de 82 toneladas de lixo em todas as praias da cidade.

No dia 1º de janeiro, o esquema de limpeza da orla terá início às 6h e mobilizará aproximadamente 160 trabalhadores, que farão um grande arrastão na praia. Na operação será executada a varredura ao longo da orla com uma máquina que faz a filtragem da areia, retirando lixo e materiais cortantes como vidro e alumínio.

A pista de rolamento e calçadas serão higienizadas e desodorizadas logo cedo. Considerando a ação e a rapidez com que a operação de limpeza será executada, já nas primeiras horas do dia o usuário poderá desfrutar das praias. A proposta da Emlur é restabelecer o padrão de limpeza das praias e vias de acesso no período da manhã.

Estação Nordeste – Durante o projeto ‘Estação Nordeste’, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), entre os dias 2 e 30, no Busto de Tamandaré, divisa entre Tambaú e Cabo Branco, e no Ponto de Cem Réis, no Centro, haverá equipes de plantão para atender a demanda. Serão 30 agentes de limpeza que ficarão no local antes, durante e depois do evento, mantendo a cidade limpa e organizada.