Emlur realiza retirada de lixo, mato e areia nas Três Lagoas

Por - em 28

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) iniciou um arrastão de limpeza no entorno das Três Lagoas, em Oitizeiro. A ação teve início na quarta-feira (22), mas não existe prazo para o fim devido às chuvas que continuam frequentes em João Pessoa. A operação tem como objetivo limpar o mato e retirar a areia da pista das Três Lagoas, que serve para a prática de caminhada dos moradores da comunidade, além de dar mais segurança aos praticantes do esporte.

O trabalho de roço, capinação, varrição e coleta de resíduos está sendo realizado por 56 homens, divididos em quatro equipes. Além de equipamentos como roçadeira, os agentes de limpeza utilizam instrumentos como pás, enxadas, vassouras, estrovegna, ciscadores e carro de mão nesse serviço.

Apesar da coleta domiciliar na área ser contínua, no período de chuva a situação se agrava porque o mato, a areia e o lixo jogado inadequadamente pelos moradores daquela área (como isopor, papel, papelão e garrafas plásticas) invadem a pista de caminhada que circula o local.

Desde que começou a operação, a chuva e a lama têm dificultado o trabalho das equipes e contribuído para que o serviço fique mais lento e leve um tempo maior para ser feito. “Quando chove, a lagoa transborda e isso atrapalha o andamento do serviço”, informou o monitor da Emlur, Romildo Correia dos Santos.

Muitos moradores acompanharam de perto a ação da Emlur e ficaram satisfeitos com a limpeza. “Está ficando ótimo. Antes não dava nem para andar na pista com o lixo e o mato. Agora já dá para ver a diferença com esse serviço”, disse Fagner da Silva, 21, motorista.

Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, a melhoria das Três Lagoas é preocupação da Prefeitura Municipal de João Pessoa ( PMJP) e esse arrastão de limpeza visa dar mais qualidade de vida a quem mora nos arredores das Três Lagoas e àqueles que utilizam o local para prática de esportes.