Emlur recolhe 15 mil quilos de palhas de milho nos mercados

Por - em 19

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) montou uma operação especial para recolher dos mercados públicos da capital as palhas provenientes das vendas de milho, que aumentam significativamente nesse período de festejos juninos. Na coleta desse material, está trabalhando uma equipe extra formada por 80 agentes de limpeza, além de caminhões e pá carregadeira.

De acordo com Departamento de Apoio Técnico e Planejamento da autarquia, já foram recolhidos em uma semana aproximadamente 15 mil quilos de palhas dos equipamentos públicos. O trabalho de coleta desse material, mais volumoso que pesado, está sendo feito de duas a três vezes por dia, dependendo da demanda. A operação especial de limpeza continua até o final do mês.

A Emlur realiza também a coleta diária e a lavagem dos mercados públicos com carros-pipa, além de manter fiscais nesses centros de comercialização, garantindo a higienização permanente dos equipamentos. No entanto, sempre elabora cronogramas especiais em festas tradicionais como o São João, Natal e Carnaval.

Este ano, a Emlur decidiu dar um destino diferente às palhas de milhos que não o Aterro Sanitário Metropolitano, para onde são levados os resíduos sólidos domiciliares, comerciais e públicos da grande João Pessoa. Parte desse material está seguindo direto para o Centro de Apreensões de Animais da autarquia, localizado no Engenho Velho, em João Pessoa. Portanto, nesse período de festa junina, os cavalos, bois, jumentos e vacas apreendidos nas ruas da cidade passaram a ter um cardápio diferente e nutritivo.

Centro Histórico – A equipe da Emlur está coletando, por noite, aproximadamente 16 toneladas de lixo do Centro Histórico, onde acontece a festa de São João promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O local também contou com a colocação de contentores extras, além das lixeiras instaladas em toda a área do evento para facilitar a manutenção da limpeza.