Emlur recolhe cerca de 112 toneladas de lixo após réveillon

Por - em 42

Com o fim das comemorações pela chegada do novo ano, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou a higienização da orla de João Pessoa, recolhendo aproximadamente 112 toneladas de lixo no primeiro dia de 2010. O balanço de limpeza foi divulgado nesta quarta-feira (06). O montante foi recolhido principalmente das praias de Tambaú e Cabo Branco, além das áreas ao redor e de vias de acesso à orla. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 30%, de acordo com o Departamento de Planejamento da Autarquia. Em 2009, foram recolhidas 82 toneladas de lixo.

Para a operação de limpeza do réveillon foi necessária a participação de 160 agentes de limpeza, que durante todo o dia 1º de janeiro realizaram a limpeza da área com a filtragem da areia da praia de Tambaú, a varrição das vias de acesso à orla e a lavagem do calçadão. Ao longo das praias foram recolhidas garrafas de vidro; sacos, garrafas, copos e pratos de plástico, restos de comida, latinhas, velas, flores, entre outros materiais.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, considerou um sucesso a limpeza da orla marítima pós-réveillon pela agilidade e rapidez com que os serviços foram executados. “Aproveito para parabenizar os agentes de limpeza e seus monitores pelo excelente trabalho realizado, pois o planejamento foi executado com rapidez e eficiência em toda orla marítima da capital paraibana”, ressaltou o titular da pasta.

Neste período de verão, a Emlur tem tomado medidas para que a cidade e a orla estejam sempre limpas e organizadas. Para isso, a Autarquia aumentou o número de papeleiras e contentores na cidade, reforçou o quantitativo de agentes de limpeza nas praias e neste domingo, dia 10 de janeiro, abre o projeto ‘Cidade Limpeza, Verão Beleza’, para sensibilizar os frequentadores das praias a acondicionar o lixo de forma correta, preservando o meio ambiente.