Emlur retira 2.800 toneladas de lixo e vegetação do rio Jaguaribe

Por - em 20

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando a limpeza superficial do Rio Jaguaribe. A Equipe de Operações Especiais, composta por 18 agentes de limpeza, encontra-se no trecho entre a Avenida Epitácio Pessoa e a Beira-Rio. A Emlur começou a limpeza emergencial na segunda quinzena de março pela foz do Rio Jaguaribe e vai se estender pelos 13,5 quilômetros até a nascente, que fica nas Três Lagoas, em Oitizeiro. Desde que teve início, já foram retiradas aproximadamente 2.800 toneladas de lixo e vegetação.

Ação na Tito Silva – Nos últimos 15 dias, a equipe foi deslocada para fazer uma limpeza pontual no trecho entre a Avenida Tito Silva e a Beira-Rio, que transbordou devido às fortes chuvas registradas em João Pessoa, inundando a via e as casas da população ribeirinha. Essa ação serviu para dar maior fluidez ao corpo d’água, evitando novos alagamentos.

O acúmulo de lixo e vegetação embaixo da ponte da Avenida Tito Silva e o aterramento de parte das margens do rio naquela proximidade contribuíram para o alagamento na área. O trabalho foi concluído neste final de semana e a equipe retornou para o trecho entre a Epitácio Pessoa e a Beira-Rio, que faz parte do cronograma de limpeza do Rio Jaguaribe. Na tarde da última sexta-feira (17), a equipe da Emlur fez a retirada do aterro das margens do rio perto da ponte.

A limpeza no trecho entre a Tito Silva e a Beira-Rio foi mais demorada devido aos obstáculos encontrados pela equipe durante a ação. Um dos trabalhos mais difíceis foi retirar o lixo e a vegetação represados embaixo da ponte. As tubulações de esgoto da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), o espaço mínimo entre a parte superior da ponte e a lâmina d’água, além de dejetos que estavam sendo lançados dentro do rio foram algumas dificuldades encontradas pela Emlur durante a ação de limpeza naquela área. Só embaixo da ponte foram retiradas 120 toneladas de resíduos, numa ação que durou três dias.

Todo o serviço embaixo da ponte da Tito Silva teve que ser feito manualmente pela equipe, que também utilizou um barco para realizar a operação. As máquinas, uma retoescavadeira e uma escavadeira hidráulica ajudaram a puxar os resíduos para as margens do rio.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho falou da importância dessa operação permanente feito pela autarquia na limpeza dos rios da cidade, em especial o Jaguaribe. “A revitalização das áreas ribeirinhas é de extrema importância para a preservação do meio ambiente e a melhoria de qualidade de vida das pessoas que moram às margens do rio”, ressaltou Coriolano.

Acessibilidade – O diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares, informou ainda que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), vai terminar a calçada da Avenida Tito Silva, sentido Castelo Branco/Miramar. Com isso, os pedestres terão mais acessibilidade e não vão precisar mais disputar espaço com veículos. A solicitação para que o serviço seja realizado, em caráter de urgência, já foi encaminhado pela Emlur ao órgão competente.