Emlur transforma ‘ponto de lixo’ em espaço para esporte

Por - em 62

A Comunidade Marta da Luz, localizada no Bairro dos Novais, ganhará uma área de lazer para prática esportiva. Isso, porque a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando dentro da localidade uma ação, que transformará um ‘ponto de lixo’ em um campo de futebol. A estimativa é que sejam retirados do terreno, onde a população vinha colocando lixo, mesmo com a comunidade sendo atendida pela coleta regular, 18 toneladas de resíduos.

Além da ação de higienização do terreno, que envolve 22 agentes de limpeza, a Emlur está desenvolvendo na área ações educativas. Dez educadores ambientais estão abordando os moradores locais e falando sobre os prejuízos que são gerados ao se depositar lixo em local inadequado, a exemplo de proliferação de vetores causadores de doenças, inundações em períodos chuvosos e ainda degradação do meio ambiente.

Orientação – O trabalho educativo também conta com o apoio de 20 fiscais da Emlur. Além de falar sobre a necessidade de preservação, eles orientam os moradores sobre a forma correta de acondicionar os resíduos e explicam que o bairro é atendido pela coleta regular, por isso, não existe necessidade para que seja jogado lixo naquele terreno. Eles também estão fazendo a ‘notificação cidadã’, onde os moradores são orientados a não cometer mais infrações, a exemplo, de jogar lixo em local inadequado e não acondicionar de forma correta os resíduos.

O diretor de Operações da Emlur, Orlando Soares, informou que foi encontrada no terreno grande quantidade de resíduos, em sua maioria lixo domiciliar. “Os resíduos eram depositados na área pelos próprios moradores, gerando transtornos para a comunidade. Com a transformação do ‘ponto de lixo’ em área de lazer a população passará a ser a nossa parceira e, ao invés de sujar, fiscalizará a área para que o local continue sendo usado na prática de atividades esportivas”, comentou.

A superintendente da Autarquia, Laura Farias Gualberto, informou que a Emlur já transformou alguns pontos de lixo da cidade em áreas de lazer para a população, a exemplo, do que aconteceu na comunidade dos Ipês, Bola na Rede e Funcionários. “Essa iniciativa tem o objetivo de criar locais de lazer para a comunidade e ainda acabar com um problema de saúde pública e degradação do meio ambiente que são os pontos de lixo”, explicou.