Emlur utiliza nova escavadeira para limpeza de canais

Por - em 62

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está realizando a limpeza e manutenção dos canais que cortam os bairros do Bessa e Jardim Oceania. Para esta operação, iniciada no último dia 6, a Emlur passou a contar com a ajuda de uma nova escavadeira, com aproximadamente 24 toneladas e um braço de 15 metros. Além do equipamento, obtido através de um contrato de locação, o trabalho tem o auxílio dos agentes da Equipe de Operações Especiais (Aquática), especializada na limpeza de rios e canais.

De acordo com o coordenador da equipe Aquática, Joseilton da Silva, a nova máquina tem colaborado muito para o trabalho da Emlur. “A escavadeira, apesar de não dispensar a presença dos agentes, facilita e agiliza muito o trabalho. Com ela, é possível realizar serviços que exigiam a força de muitos homens e que, agora, são feitos rapidamente”, afirmou.

Esta operação tem a finalidade de realizar a dragagem e desobstrução dos canais dos bairros, para que haja o devido escoamento da água, e evitar a proliferação do mosquito da dengue. Os arredores dos canais também estão sendo limpos e vistoriados.

“Este trabalho é de fundamental importância, principalmente nesta época do ano, que corresponde ao período chuvoso. A intenção é nos antecipar e desobstruir os canais para evitar alagamento”, disse o diretor do Departamento de Remoção de Resíduos, Varrição e Coleta (Devac), . Noé Estrela.

Até o momento, os canais que passam por baixo do Shopping do Automóvel e nas proximidades da Praça de Manaíra, onde existe a pista de skate, já foram limpos pela equipe da Autarquia. Agora, o trabalho está sendo realizado no canal que se estende até o HiperBompreço e deve ser concluído na próxima quarta-feira (20). Outros dois canais da região devem ser beneficiados até o final deste mês.