Emlur vai implantar coleta seletiva em escolas públicas da Capital

Por - em 16

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) vai implantar coleta seletiva nas escolas Municipal José Novais e Estadual Batista de Melo. Nesta terça-feira (20), os alunos das duas instituições de ensino receberam a visita de educadores ambientais da Emlur, que explicaram como funciona o projeto ‘Santo de Casa faz Milagre’, desenvolvido pela própria autarquia e que é o responsável pela implantação da coleta seletiva em várias entidades.

Durante a sensibilização, os alunos ficaram sabendo que para fazer a coleta seletiva basta apenas separar os resíduos úmidos (resto de alimentos) dos sólidos (plástico, papel, metal e vidro) e entregar esse material reciclável para os agentes ambientais (catadores), que sobrevivem da venda desses produtos.

Nas palestras também foram abordados temas que abrangem as dificuldades de se manter a cidade limpa e como a Emlur atua para que João Pessoa esteja bem cuidada, além da preservação do meio ambiente, que pode ser feita através da mudança de postura. Os técnicos mostraram que ao se adotar os três ‘Rs’ (reciclar, reutilizar e reduzir o consumo) se estará colaborando com o meio ambiente.

A diretora da Escola Municipal José Novais, Nivoneide Rodrigues de Melo, disse que a escola já trabalha com a coleta seletiva, mas que é importante receber a visita de especialistas, para que o tema seja repassado com mais conteúdo. Ela informou ainda que muitos alunos fazem em casa a separação do lixo. “A Emlur está de parabéns pelo contato entre escola e comunidade, isso é de extrema importância”, comentou.

O estudante, Edílson José Mojeiro, 11, que cursa a 4ª série, disse que já conhecia a coleta seletiva e que sabe da sua importância para a preservação do meio ambiente. Ele contou ainda que quando vê alguém jogando lixo no chão pede para que apanhe e jogue no local adequado. “Lugar de lixo é no lixo e não no chão”, observou.

A aluna da 3° série, Juliana da Silva Fernandes, 9, disse que ficou muito feliz em participar da palestra ministrada pelos educadores ambientais da Emlur, uma vez que teve a oportunidade de aprender mais sobre o assunto. Ela disse que prestou atenção em tudo que foi abordado durante a sensibilização e garantiu que colocará todos os ensinamentos em prática.