Emoção na abertura oficial da Semana do Servidor Municipal

Por - em 22

A abertura oficial da Semana do Servidor Público Municipal foi marcada pela emoção daqueles que vêm oferecendo, através do seu trabalho, uma melhor qualidade no atendimento à população de João Pessoa. Cada uma das 26 secretarias que compõem o organograma da Prefeitura da Capital (PMJP) homenageou um representante dos seus funcionários com a entrega de uma placa em reconhecimento pelos seus serviços prestados. A solenidade aconteceu na tarde desta segunda-feira (10), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O prefeito em exercício, Durval Ferreira (PP), participou do evento e disse que “valorizar os servidores é uma maneira de agradecer por tudo que é feito pelo bem da cidade”. Já a secretária de Administração (Sead), Suelma Bruns, parabenizou os servidores e enfatizou o papel na mudança política da Capital.

“O governo de Ricardo Coutinho está mudando a vida dos cidadãos e sem a dedicação e a força do trabalho dos servidores isso não seria possível”. Ela lembrou que em menos de quatro anos de gestão, cerca de nove mil servidores foram capacitados. “A capacitação dá o suporte necessário e engrandece o funcionário”, completou.

Homenageados – O senhor Everaldo França do Ó trabalha há 33 anos como auxiliar de serviços gerais na Secretaria Executiva de Turismo (Setur). Ele explicou porque os servidores municipais estão sendo mais valorizados na atual gestão. “Depois que Ricardo Coutinho é o nosso prefeito, a vida da gente mudou para melhor. Além do reconhecimento e incentivo, também tive a oportunidade de me qualificar. Fiz curso de informática e de relações humanas no Centro Miguel Arraes. Nunca na minha vida pensei que eu teria essa chance”, ressaltou.

A senhora Iraci da Silva Bezerra é um exemplo de dedicação. Ela é uma das servidoras mais antigas, completando mais de 40 anos de trabalho. Atualmente ela atua na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). “Esse é um momento muito feliz para mim”, comemorou. Já o guarda municipal José Bento da Silva, que iniciou sua carreira com apenas 15 anos, destacou que “hoje é um dia especial porque é uma forma de incentivar meus colegas na função, como também me sinto orgulhoso”.

No Paço Municipal – Pela manhã, o secretário de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), Antônio Barbosa, iniciara – com uma saudação a todos os funcionários no Paço Municipal – as atividades alusivas a Semana do Servidor, que continuam até a próxima a sexta-feira (14).

Servidores e secretários municipais lotaram o auditório do Paço Municipal, onde Antônio Barbosa leu um trecho da mensagem deixada pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB) aos servidores municipais, em que o Governo Municipal reafirma o compromisso de continuar valorizando seu corpo funcional. O secretário lembrou a importância de cada um, no exercício diário de suas atividades, para o crescimento e desenvolvimento da cidade. “Nenhum governo resolve as coisas sozinho”, afirmou.

Ele foi enfático ao declarar que a reivindicação por valorização salarial deve envolver um debate mais profundo, uma vez que 53% da mão de obra na Paraíba se encontram no serviço público. “Isso faz com que a folha seja muito alta”, ressaltou Antônio Barbosa, lembrando que o setor público só administra 40% do PIB e o restante da receita está nas mãos das empresas privadas.

A entrega de prêmios e um lanche com a apresentação de ciranda na Sala de Reunião marcou o encerramento das atividades da manhã desta segunda-feira. Durante toda a semana serão realizadas atividades pela manhã e à tarde no Paço Municipal, ligadas ao evento.

Programação – De acordo com a programação, nesta terça-feira (11), às 8h, na Sala de Reunião do Paço, haverá uma aula de yoga. Das 9h até às 17h, acontece uma feira de artesanato. Às 9h, no mesmo espaço, também ocorre uma terapia comunitária para quem quiser participar.

Na quarta-feira (12), está programada a palestra ‘A trajetória dos espaços terapêuticos nas clínicas’, com Fernanda Torres, no auditório do Paço. Na quinta-feira (13), às 14h, tem a exibição do filme ‘Os 2 filhos de Francisco’, no mesmo lugar e à tarde, às 16h, será exibido o filme ‘O Auto da Compadecida’.

Durante toda a Semana do Servidor haverá aferição de pressão e vacinação no hall do Paço, mesmo local onde desta terça-feira (11) à quinta-feira (13), das 9h às 17h, acontece a feira de livros ‘Vamos Trocar Leituras’, organizada pela Segap e apoiada por servidores municipais que doaram livros a serem adquiridos através de trocas.

A data – O ‘Dia do Servidor Público’, comemorado no dia 28 de outubro, é considerado feriado municipal, conforme o Artigo 239 da Lei Orgânica do Município. Este ano, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) antecipou para a segunda-feira (27) o feriado, permitindo assim que os servidores do município pudessem aproveitar melhor e ainda otimizar o funcionamento dos serviços prestados pela Prefeitura durante o restante da semana.