Empossados 21 novos alunos integrantes do Procon Mirim

Por - em 31

Os novos integrantes (21) do Procon Mirim, projeto desenvolvido pelo Procon de João Pessoa (Procon-JP), foram empossados na manhã desta segunda-feira (26), em solenidade no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. O objetivo do projeto é preparar os estudantes para enfrentar as dificuldades da relação de consumo, tornando-os agentes multiplicadores na defesa dos consumidores. A parte cultural do evento ficou por conta do grupo ‘Boca de Cena’, que exibiu a peça ‘Educação para o consumo’.

Os 21 estudantes selecionados pertencem a escolas municipais e particulares e têm entre 10 e 13 anos. Cada um deles exercerá uma função escolhida através de sorteio. A permanência no cargo é de um ano, quando outros alunos serão selecionados para realizar as mesmas atividades. Durante este período, eles aprenderão sobre os direitos e deveres dos consumidores, farão fiscalizações educativas em shoppings centers, lojas e supermercados, sempre acompanhados por fiscais do Procon-JP. Farão ainda palestras para alunos das escolas em que estão matriculados e participarão de eventos sócio-culturais.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Ariane Sá, representou o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) na solenidade e definiu o projeto como muito interessante por exercitar a cidadania e a inclusão social. “Os alunos vão aprender seus direitos e deveres e poderão repassar esses conhecimentos a outras crianças e às famílias. O mais importante é isso, socializar aquilo que se aprende e esta é uma das propostas desse projeto”, observou.

Já Sandro Targino, coordenador do Procon-JP, afirmou que as crianças e adolescentes participantes da atividade acumularão inúmeros conhecimentos. “Nosso maior desejo é que esses novos integrantes do Procon Mirim possam ajudar outras pessoas nas relações de consumo e assim surjam consumidores conscientes e que façam valer seus direitos”, afirmou.

Depoimentos – Manuele Tavares da Silva, 11 anos, estudante da 5ª série da Escola Pedro Calmon e integrante do grupo selecionado ano passado, disse que achou muito importante participar de um projeto tão interessante. “O Procon Mirim está educando crianças e adolescentes para conhecerem seus direitos e se tornarem consumidores conscientes. Fiquei contente em fazer parte desse projeto”, disse.

Já Izabelle Bezerril, 10 anos, estudante da 4ª série da Escola Municipal Agostinho Fonseca Melo, localizada no bairro do Cristo Redentor, revelou que gostava muito de aprender e repassar os conhecimentos aos colegas na escola. “Eu mesma decidi que queria participar, é muito bom, a gente aprende muito e pode ensinar aos outros alunos”, afirmou.

Os 21 estudantes empossados terão uma agenda cheia esta semana. Nesta terça-feira (27), a partir das 9h, o grupo visita o Makro Supermercado, na BR-230. À tarde, às 14, tem fiscalização e pesquisa educativa no Manaíra Shopping, no bairro de Manaíra. Na quarta-feira (28), às 9h, a mesma atividade acontece no Tambiá Shopping, no Centro, e a partir das 14h haverá uma visita à Creche Dona Tana, com doação de brinquedos. Os novos membros do Procon Mirim visitam a sede do Procon-JP (na avenida Dom Pedro I, 331, Centro) na quinta-feira (29), às 9h. Dia 4 de dezembro, às 11h30, eles participam de sessão solene na Câmara Municipal de João Pessoa, proposta pelo vereador Luciano Cartaxo (PT).