Empreeender-JP comemora 4 anos com feira de produtos e serviços

Por - em 22

No aniversário de 4 anos do Empreender-JP, a cidade vai poder conhecer de perto o trabalho dos microprodutores beneficiados com o programa. A ocasião será comemorada com uma série de feiras de produtos e serviços que irão percorrer os bairros da capital. Elas começam por Mangabeira, região que responde sozinha por aproximadamente 15% dos financiamentos liberados. No bairro, a feira terá início no dia 1º de agosto, encerrando no dia 4, com a liberação de novos contratos de empréstimo.

Os eventos estão sendo organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), responsável pelo gerenciamento do Empreender-JP. Eles estão incluídos no cronograma de comemoração do aniversário da cidade de João Pessoa (no dia 5 de agosto), que prevê festas e outras atrações pela capital durante todo o mês de agosto.

Depois de Mangabeira, a feira de produtos e serviços vai passar por outros bairros da capital. Os microempreendedores do programa já estão sendo convocados para participar dos eventos. Nas feiras eles vão expor vestuários, bijuterias e artesanatos, entre outros produtos.

De acordo com o secretário Raimundo Nunes, o programa de crédito orientado da PMJP foi criado pela Lei 10.431, de 11 de abril de 2005. Nesses quatro anos, ele já assinou 7 mil contratos, que, somados, representam um investimento aproximado de R$ 16,2 milhões com a criação, ampliação e fortalecimento de micro e pequenos negócios da capital.

O número de pessoas beneficiadas diretamente pelo programa já representa 1,5% da população pessoense com mais de 18 anos de idade, resultado que anima o secretário Raimundo Nunes. “Além da linha de crédito tradicional, o Empreender possui atualmente nove modalidades especiais, associadas à política de inclusão social da Prefeitura de João Pessoa. A mais recente é o Empreender Superação, voltado a pessoas com deficiência e lançado no último dia 7”, explica.

Desde a criação do programa, mais de 21,8 pequenos negociantes já se inscreveram no Empreender-JP. Desses, 14 mil foram convocados para capacitação e 11,7 mil concluíram a série de cursos e palestras oferecidos pelo programa.