Empreender e Sine participam de Ação Social no Colinas do Sul II

Por - em 20

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção de João Pessoa (Sedesp) vai participar neste sábado (27) da II Ação Social no Colinas do Sul II. Durante todo o dia, uma equipe técnica fará a divulgação do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) e receberá currículos para as vagas disponibilizadas pelo Sine-JP (Sistema Nacional de Empregos).

O evento, organizado pela Associação de Moradores do Colinas do Sul II, acontecerá no girador principal do Conjunto Cidade Verde, das 8h às 18h. Além da Sedesp, o evento conta com apoio de outros órgãos da Prefeitura, como a Secretaria de Saúde, a Emlur e o Procon. A ação social vai realizar vacinação nas crianças, serviços de escovação e distribuição de escovas e apresentará palestras sobre DSTs.

Os visitantes poderão, ainda, medir a pressão, cortar cabelo, retirar documentos, participar de oficinas de reciclagem e registrar reclamações de consumo com a equipe do Procon. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Colinas do Sul II, Luiz Alberto da Rocha, a partir das 16h terá início a parte cultural do evento, com apresentação de artistas locais e de grupos de capoeira.

Empreender – O Empreender-JP é o programa de microcrédito da Prefeitura de João Pessoa, criado em 2005. Além de empréstimos no valor de até 10 salários mínimos, ele oferece também capacitação e acompanhamento técnico aos empresários. Para ter direito, o candidato precisa ter 18 anos de idade ou mais, morar em João Pessoa há no mínimo seis meses e, no caso dos que solicitarem crédito até R$ 3 mil, possuir renda familiar de até quatro salários mínimos. Os juros são uma das grandes vantagens do programa: a taxa gira em torno de 0,9% ao mês, a menor do mercado para esse tipo de operação de crédito.

Outro serviço oferecido pela Sedesp é o Sine-JP, que trabalha com a intermediação da mão-de-obra. O órgão realiza o cadastro e recebe currículos de candidatos e os encaminha a vagas no mercado de trabalho. Desde que foi criado, em agosto de 2008, o Sine-JP já realizou 18.587 inscrições e fez o encaminhamento de 2.315 candidatos a emprego.