Empreender faz cadastro para empréstimo no Centro da Cidade

Por - em 19

O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP) tirou dúvidas e fez o cadastro para empréstimo de empreendedores no primeiro dia da Semana de Mobilização do Empreendedor Individual, iniciada nesta segunda-feira (19). Na Capital, o evento está sendo realizado até o próximo sábado (24), no Ponto de Cem Réis.

De acordo com a secretária executiva do Fundo Empreender, Nathalia Maria Vieira Albuquerque, o evento está aberto das 8h às 17h. Nesta quarta-feira (21) não haverá atendimento devido ao feriado em comemoração ao Dia de Tiradentes. No sábado, os trabalhos encerram ao meio dia.

“No primeiro dia, realizamos vários cadastros e dezenas de atendimentos de pessoas interessadas em participar do Empreender”, informou Nathalia Albuquerque. Para se inscrever, o empresário deve levar Carteira de Identidade e CPF (original e cópia) e um comprovante de residência atual (conta de água, luz, telefone ou cartão de crédito).

De acordo com a secretária executiva do Fundo Empreender, os técnicos do programa estão prestando informações principalmente sobre a linha de crédito especial “Capital de Giro”, voltada para empreendedores formais. A modalidade oferece limite máximo de empréstimo de R$ 7 mil, acima da linha tradicional (que é de dez salários mínimos, ou R$ 5.100).

“Isso porque o empresário formal precisa muito mais de capital de giro, porque tem toda uma estrutura maior já formada”, explica. O prazo para pagamento do empréstimo é de 18 meses. Já na linha tradicional, o prazo pode ser de 12, 24 e de 30 meses.

A Semana de Mobilização é organizada pelo Sebrae para estimular pequenos empresários a aderirem ao Empreendedor Individual, um programa do Governo Federal que simplifica a formalização. Uma das principais vantagens do projeto é a eliminação dos custo com taxas e registros como, por exemplo, o de Alvará de Funcionamento. O ato da formalização como Empreendedor Individual é feito somente pela internet no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

O Empreendedor Individual, enquadrado no Simples Nacional, fica isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL), além de pagar valores simbólicos de tributos do Estado (ICMS) e do Município (ISS).