Empreender-JP é apresentado durante feira no Espaço Cultural

Por - em 34

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes, apresentou nesta segunda-feira (5), no último dia da Feira do Empreendedor, no Espaço Cultural, um balanço dos resultados obtidos durante os quatro anos de existência do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP).

Nunes falou sobre a história da criação do Empreender e da integração do projeto às políticas públicas de inclusão social da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). “Hoje temos, além da modalidade tradicional, nove linhas de crédito especiais criadas para atender grupos como pessoas com deficiência e idosos”, lembrou o secretário. Ele declarou ainda que o modelo do Empreender pode ser aplicado a qualquer município do País e que várias prefeituras, como a de Cajazeiras (PB) e a de Petrolina (PE), já demonstraram interesse em implantar o projeto.

O programa da Prefeitura de João Pessoa participou da Feira do Empreendedor – realizada pelo Sebrae da Paraíba entre os dias 2 e 5 – também com um stand para tirar dúvidas e inscrever interessados em retirar empréstimo. Entre 2005 e 2009, o Empreender-JP já liberou R$ 16,8 milhões através de 7,3 mil contratos de empréstimo.

Além da palestra do secretário Raimundo Nunes, intitulada “Avaliação dos resultados da experiência da PMJP com o programa de inclusão social e crédito orientado Empreender-JP”, o último dia da Feira contou com a participação de outras autoridades do setor de microcrédito durante o “Encontro das instituições de microcrédito”.

O evento foi aberto com a palestra do gerente da unidade de acesso a serviços financeiros do Sebrae nacional, Alexandre Guerra, intitulada a “Inclusão Financeira e as instituições de microfinanças: desafios e oportunidades”, seguida pelo consultor João Silvério, que falou sobre a nova figura jurídica dos micronegócios, o “Empreendedor Individual”.