Empreender-JP é destaque em encontro de lideranças de Minas Gerais

Por - em 22

O Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de João Pessoa (Empreender-JP) será um dos assuntos destaques do Encontro de Lideranças que vai reunir prefeitos, secretários municipais, políticos e empresários de 22 municípios no Noroeste de Minas Gerais, na próxima segunda-feira (23). A palestra acontece na cidade de Unaí, na Faculdade Inesc, a partir das 16h.

No evento, o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes, e o diretor de Fomento da secretaria, Ruy Ribeiro, vão falar sobre a experiência do Empreender e as formas de utilização do microcrédito no estímulo ao desenvolvimento econômico dos municípios. A expectativa dos organizadores é de que a palestra reúna em torno de 200 lideranças locais.

O Encontro de Lideranças é organizado pela Associação dos Municípios do Noroeste Mineiro com o apoio do Sebrae de Minas Gerais e faz parte do VII Jornada Científica, Cultural e Social, cujo tema este ano é ‘educação e desenvolvimento’. O objetivo é debater com gestores públicos municipais projetos e ações de desenvolvimento, principalmente com base nas micro e pequenas empresas.

Modelo – De acordo com o secretário Raimundo Nunes, João Pessoa hoje é uma referência nacional para outras prefeituras do País que planejam montar programas de crédito orientado. “O Empreender-JP é modelo, hoje, para projetos de microcrédito de 17 cidades brasileiras”, ressaltou Raimundo Nunes.

No último dia 28 de abril foi lançado mais um projeto idealizado a partir do modelo do Empreender-JP, o ‘Banco do Empreendedor’, no município de Petrolina (PE). Na Paraíba, o município de Cajazeiras, no Sertão, implantou o Empreender em julho do ano passado. Timbaúba, Jaboatão dos Guararapes (os dois no estado do Pernambuco), Osasco (SP), Manaus (AM), Maceió (AL), Rondonópolis (MT) e Volta Redonda (RJ) já anunciaram interesse em adotar o projeto.

Empreender-JP – Em seis anos, o programa já investiu mais de R$ 25,2 milhões por meio de aproximadamente 10.494 contratos de empréstimo a micro e pequenos negócios de João Pessoa.