Empreender-JP e Juventude Cidadã irão participar do OD

Por - em 40

As assembléias do Orçamento Democrático vão contar, a partir da próxima semana, com a participação de equipes do Empreender-JP e do Juventude Cidadã, que farão inscrições nas comunidades visitadas. A novidade começa já na segunda-feira (1º), mas o bairro onde será realizada a próxima reunião ainda não foi definido.

De acordo com a coordenadora do Orçamento Democrático, Ana Paula Almeida, a ação surgiu estimulada pela relação de prioridades definidas durante as última reuniões com a população. Das 14 regiões de trabalho, nove incluíram as políticas de trabalho e renda entre as mais importantes.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedes) – responsável pelo Empreender-JP e pelo Juventude Cidadã -, Raimundo Nunes, a iniciativa também faz parte do programa de intersetorialidade e transversalidade de ações determinado pelo prefeito Ricardo Coutinho. Ana Paula Almeida explica que o objetivo é aproximar a população das ações do Orçamento Democrático e ampliar o acesso da população às políticas de geração de emprego e renda desenvolvidos pela Prefeitura de João Pessoa.

Os programas – O Empreender-JP é o programa permanente de crédito orientado do Governo Municipal que tem como objetivo gerar emprego, renda e ocupação em João Pessoa e contribuir para inclusão social. Ele oferece empréstimos a empreendedores com taxas de juros de 0,9% ao mês, a menor do país.

Já o Juventude Cidadã é um programa federal realizado em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, através da Sedesp. Ele oferece a jovens com idade entre 18 e 29 anos cursos de capacitação e uma bolsa de R$ 100 por mês. Além disso, os alunos tem direito ao transporte, recebem alimentação, fardamento (uniforme e bolsa) e material didático.