Empreender-JP serve de modelo para governo de Minas Gerais

Por - em 41

Uma equipe técnica do Estado de Minas Gerais chegou a João Pessoa nesta quarta-feira (24) para conhecer o funcionamento do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP). Eles vão participar de reunião com o prefeito Luciano Agra e com o secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção, Raimundo Nunes. O grupo é formado por sete pessoas, entre elas políticos, técnicos do governo mineiro e representantes do Sebrae- MG.

Nesta quinta-feira (25), a comitiva vai assistir a uma apresentação do secretário Raimundo Nunes detalhando o programa Empreender-JP. “Essa visita já é resultado de um trabalho que realizamos no município de Unaí, no mês de maio, apresentando o projeto as prefeituras da região do Noroeste de Minas”, explica Nunes. Nesta ocasião, a experiência do Empreender foi apresentada a prefeitos, secretários municipais, políticos e empresários de 22 municípios daquela região, durante o Encontro de Lideranças, que ocorreu no dia 23 de maio.

Além da equipe técnica de Minas Gerais, representantes da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco também irão assistir à apresentação do secretário Raimundo Nunes. Eles estão trabalhando em parceria com a Sedesp em ações de capacitação dos agentes de crédito do programa.

Exemplo – De acordo com Raimundo Nunes, atualmente o Empreender serve de modelo para 17 municípios que implantaram ou estão implantando programas de microcrédito. Em abril, por exemplo, foi lançado mais um projeto idealizado a partir do modelo do Empreender-JP, o ‘Banco do Empreendedor’, no município de Petrolina (PE).

Na Paraíba, o município de Cajazeiras, no Sertão, implantou o Empreender em julho de 2009. Timbaúba, Jaboatão dos Guararapes (os dois no estado do Pernambuco), Osasco (SP), Manaus (AM), Maceió (AL), Rondonópolis (MT) e Volta Redonda (RJ) já anunciaram interesse em adotar o modelo do projeto.