Empreender tem nova linha de crédito e libera mais R$ 246 mil

Por - em 27

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), assinou na manhã desta segunda (10) a criação de uma linha de crédito especial do Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP) e que vai oferecer capital de giro para microempreendedores da Associação Paraibana da Beleza (APB) e Associação das Microempresas de João Pessoa (AME-JP). Na mesma oportunidade, Ricardo Coutinho fez a entrega de 139 cheques para pessoas inscritas no programa e que aguardavam a liberação do financiamento. O valor do crédito liberado ultrapassada cifra dos R$ 246 mil. A solenidade aconteceu no auditório do Paço Municipal, no Centro de João Pessoa.

Em apenas dois anos de existência, o Empreender-JP já atendeu há mais de 3 mil pessoas e até o final da gestão pretende atender cerca 6 mil empreendedores. “Há dois anos, os comerciantes não tinham onde recorrer para expandir seus negócios. Hoje o cenário é outro: a entrega de cheques para quem quer crescer com o seu trabalho tem se tornado muito comum. Para nós era fundamental criar algo que servisse de estímulo para as pessoas produzirem, fazendo com que houvesse desenvolvimento econômico de baixo para cima e com inclusão social. Nós não temos nenhuma dúvida de que o Empreender nos proporciona tudo isso”, afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Raimundo Nunes, ressaltou que o Empreender não é somente um programa de crédito, mas uma iniciativa que estimula, orienta e também inclui as pessoas no cenário econômico. “Todas as pessoas têm habilidades, mas algumas não tem incentivo nem apoio financeiro. O Empreender deixou de ser referência municipal e passou a ser exemplo em todo o Brasil e agora até em outros países”, enfatizou.

Reginaldo Galvão, presidente da AME-JP, disse que o Empreender está englobando todos os segmentos de serviço de João Pessoa. “ O Governo Municipal é sensível a essa necessidade, dando apoio em favor do desenvolvimento econômico da cidade. Agradecemos muito ao prefeito Ricardo Coutinho”, afirmou. Matilde Travassos, presidente da APB, disse que também estava satisfeita pelo Programa poder contemplar os profissionais da beleza da Capital.

Os interessados em ter acesso à nova linha de crédito deverão procurar a sede da APB e da AME, onde serão efetuadas as inscrições. O valor do empréstimo pode chegar a oito salários mínimos com juros de 0,9% ao mês e com prazo de nove meses para o pagamento. Os beneficiados também receberão capacitação e serão orientados pelo Sebrae na elaboração de um Plano de Negócio.