Emprego e renda são debatidas no Planejamento Democrático

Por - em 16

As ações para promover a geração de emprego e renda em João Pessoa fizeram parte das discussões entre os conselheiros do Orçamento Democrático (OD) e as secretarias de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) e do Desenvolvimento Social (Sedes), durante a reunião do Planejamento Democrático. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, Centro.

Geração de emprego e renda foi uma das prioridades apontadas por dez das quatorze regiões orçamentárias para a Lei Orçamentária Anual (2011) durante as Audiências Regionais, realizadas de fevereiro a março deste ano. O secretário da Sedes, Lau Siqueira, e o coordenador geral de fomento da Sedesp, Rui Ribeiro, apresentaram as iniciativas que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vem realizando nesta área para atender a estas demandas.

O coordenador de fomento da Sedesp, Rui Ribeiro, mostrou as linhas de crédito criadas para movimentar a micro economia no município voltadas a públicos específicos, como as mulheres, pessoas da terceira idade e com deficiência, juventude e a associações e cooperativas. Ele citou ainda os programas Juventude Cidadã, que capacitou quatro mil jovens e inseriu cerca de mil adolescentes no mercado de trabalho, e o de Apoio a Pequenos Negócios (Empreender –JP), que já investiu neste ano recursos próprios da ordem de R$ 18 milhões e vem servindo de modelo a outros municípios da Paraíba e do Brasil.

Rui Ribeiro falou também sobre a atuação do Sine municipal, que realiza a intermediação entre o trabalhador e o emprego formal, atendendo desde a sua criação, em 2008, a aproximadamente 48 mil pessoas. Na ocasião, o coordenador de fomento da Sedesp anunciou a liberação de R$ 600 mil reais, no segundo semestre deste ano, para os grupos produtivos que serão indicados pelo Orçamento Democrático, e ainda, o encaminhamento ao emprego de dois mil jovens, oriundos das 14 regiões do Orçamento Democrático.

O secretário Lau Siqueira mostrou aos conselheiros a estrutura organizacional da Sedes e as ações que a secretaria vem desenvolvendo nas regiões. “Estamos promovendo ações intersetoriais entre a Sedesp, a Sedes e o Orçamento Democrático para poder dar respostas às demandas da geração de emprego e renda que chegam até nós através das plenárias”, disse o secretário.

Para isto, a Sedes vem realizando cursos profissionalizantes, desenvolvendo projetos em comunidades voltadas a economia solidária, e construindo unidades de inclusão produtiva em vestuário (Alto do Mateus), de inclusão produtiva em alimentos (Monsenhor Magno e Mumbaba), Centro de Inclusão Produtiva (Maria de Nazaré), que promove cursos de qualificação profissional nas áreas de construção civil, gastronomia e informática, e ainda um pólo de costura (Maria de Nazaré).

O Planejamento Democrático entre Conselho do OD e secretários municipais será finalizado na próxima semana. Na terça-feira (18), a reunião será com a Secretaria de Saúde (SMS) e na quinta (20), com a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). As reuniões são realizadas a partir das 19h, no auditório do Paço Municipal, Centro.