Encontro cultural reúne jovens músicos do Vale do Gramame

Por - em 30

O Vale do Gramame, zona rural da capital paraibana, vai se vestir de música neste fim de semana durante o IV Encontro Cultural do Vale do Gramame, onde jovens compositores da comunidade e bairros adjacentes cantam o cotidiano do seu lugar. Será neste domingo (20), a partir das 15 h, no Teatro Acácia, que inaugurado na ocasião. O encontro é uma realização da Escola Viva Olho do Tempo e conta com apoio do Ministério da Cultura, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Funjope, Gráfica Santa Marta e Antares Comunicação. 

Anualmente a Escola Viva Olho do Tempo realiza este encontro que tem mudado a vida de jovens, adultos e idosos que mostram, através da música em vários gêneros, os encantos deste vale, transformando a sua própria realidade.
 
Os novos compositores recebem o apoio e o acompanhamento dos seus padrinhos e madrinhas musicais. São cantores e compositores paraibanos, conhecidos do público, e uma nova leva de jovens músicos. Entre os padrinhos estão Adeildo Vieira, que também coordena o encontro, maestro Luiz Carlos Otávio, Gláucia Lima, Eleonora Falcone, Kaline Lima, Elma Virginia, maestro Carlos Anísio, Fátima França, Salvador de Alcântara, Luiz Augusto Hassein, Murilo César, Rodrigo Marques, Lane Ribeiro, Angelica Lacerda, Regina Negreiros, Bruno Miranda, Leonardo Tomás, Beto Júnior, Edilson Parrá e Italan Bezerra.
 
Antes do evento propriamente dito, os compositores enfrentam uma maratona de encontros e ensaios. Participam de oficinas de canto, técnica vocal e composição. São os padrinhos e madrinhas musicais que dão o acabamento e fazem os arranjos das composições que serão compactadas em um CD e lançadas no final de cada ano, no Teatro Santa Rosa. São novos sambas, rock´s, xaxados, maracatus e forrós.
 
O encontro conta com a banda base acompanhada pelos próprios padrinhos e madrinhas que dão o tom da batida na hora da apresentação. Alguns interpretam suas músicas ou convidam intérpretes. Depois do encontro, todas as composições seguem para  gravação em estúdio e, por fim, há o lançamento do CD.
 
A coordenação do encontro cultural inscreveu quatro músicas da comunidade de Gramame; três de Engenho Velho; uma de Mituaçú; cinco do Residencial Gervásio Maia e uma do bairro Colinas do Sul. Os intérpretes serão acompanhados pela banda base denominada de ‘Olho do Tempo’, formada pelos padrinhos e madrinhas.