Encontro da Juventude Comunitária começa nesta 6ª em João Pessoa

Por - em 44

Começa nesta sexta-feira (20), em João Pessoa, o ‘I Encontro Nacional da Juventude Comunitária’, promovido pela Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) e pela Federação Paraibana do Movimento Comunitário (FEPAMOC). A solenidade de abertura acontece no Auditório da Companhia Estadual de Habitação Popular (CEHAP), no bairro de Mangabeira, às 19h30. O tema central do encontro é ‘O papel da juventude no movimento’.

Após o discurso das autoridades presentes, o professor doutor em economia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Manuel Donato de Almeida, fará uma homenagem ao ‘Dia da Consciência Negra’, comemorado nacionalmente em 20 de novembro. Em seguida, haverá um debate com a presidente da CONAM, Bartiria Costa de Lima.

No sábado (21), segundo dia do encontro, as discussões começam às 09h e seguem até as 18h. No período da manhã, às 10h, haverá uma palestra ministrada pela jornalista e secretária de Planejamento (Seplan) da Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, que vai falar sobre ‘Reforma urbana e juventude’. O evento vai reunir jovens de vários estados brasileiros até o próximo domingo (22).

O presidente da União Municipal das Associações e Entidades Comunitárias de João Pessoa (UMAC/JP) e secretário da FEPAMOC, Upiraktan Santos, explicou que o objetivo geral do encontro é contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Juventude. “Na pauta de debates vão estar assuntos como esporte, cultura, saúde, transporte, segurança, lazer, combate a violência, educação e geração de emprego e renda. A CONAM pretende fortalecer a juventude e aprovar uma agenda positiva no sentido de desenvolver políticas públicas em todas essas áreas. O encontro também vai servir para aproximar e mobilizar novas lideranças fortalecendo a CONAM”, complementou.

O ‘I Encontro Nacional da Juventude Comunitária’ tem abrangência nacional, assim como diretrizes, relatórios, documentos e moções aprovadas. Cada estado vai ser representado por cinco jovens que atuam no movimento comunitário. “No Brasil, já confirmaram presença 50% dos estados. Só daqui da Paraíba vamos receber caravanas das regiões do Brejo, Sertão, Borborema, Litoral e da grande João Pessoa”, informou Upiraktan Santos.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está apoiando o evento através da colaboração de várias secretarias: Comunicação (Secom), Articulação Política (Segap), Desenvolvimento Social (Sedes) e Meio Ambiente (Seman).

História – A Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM) foi fundada em janeiro de 1982. Este ano completou 27 anos presente no movimento nacional popular e comunitário, tendo como papel organizar as federações estaduais, uniões municipais e associações comunitárias, entidades de bairro e similares. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas com Upiraktan Santos, através dos telefones 8670-5619 ou 9600-4300.