Encontro de Bandas de JP integra programa do Ano Cultural Zé Lins

Por - em 28

Como parte da programação do Ano Cultural José Lins do Rego, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) por sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) realiza durante toda esta semana o II Encontro de Bandas da Cidade de João Pessoa. A abertura acontece nesta terça-feira (28), a partir das 19h30, no ginásio da Escola Municipal David Trindade, localizado no Bairro de Mangabeira (Prosind).

Promover uma integração entre os alunos que fazem parte do projeto ‘Educar a criança através da música’ e ainda render homenagens ao autor paraibano José Lins do Rego. Seguindo esses objetivos, 35 bandas de escolas municipais se apresentarão no Encontro, que se encerra no próximo sábado (1º de novembro) na Escola Municipal Fenelon Câmara, localizada no Bairro do Geisel.

Esta é a segunda edição do evento e, segundo o coordenador do Setor de Bandas da Sedec, Julio Ruffos, também atua como forma de avaliação técnica do projeto. “Durante o encontro temos a oportunidade de reunir todas as bandas do município e com isso podemos realizar uma avaliação dos resultados obtidos a partir das atividades realizadas durante todo o ano, diariamente nas escolas da rede”, explicou.

Programação – No primeiro dia de apresentações participam as escolas José Américo de Almeida, Dom Marcelo Cavalheira, Índio Piragibe, Luiz Vaz de Camões, Zumbi dos Palmares, Antônio Santos Coelho e Nossa Senhora da Conceição. Na quarta-feira (29) as atividades acontecem no ginásio da escola Castro Alves, contando com a participação das escolas João Santa Cruz, Oscar de Castro, Aníbal Moura, João XXIII, Zulmira de Novais, Apolônio Sales de Miranda e Castro Alves.

Já na quinta-feira (30) a programação acontece na escola Duque de Caxias, reunindo as bandas da Tarshilla Barbosa, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, Hugo Moura, Anayde Beiriz, Presidente João Pessoa e Duque de Caxias. A programação da sexta-feira (31) acontece na escola Dumerval Trigueiro e estarão participando Arnaldo de Barros, Frei Afonso, Ubirajara Targino Botto, Augusto dos Anjos, Luiz Mendes Pontes, Frutuoso Barbosa, Dumerval Trigueiro.

O encerramento do II Encontro de Bandas da Cidade de João Pessoa acontece no sábado (1º de novembro) na escola Fenelon Câmara. Na programação haverá apresentação do grupo de dança David Trindade, da Orquestra de Flauta Zumbi, banda de música Machado de Assis e as bandas marciais das escolas Santos Dumont, Damásio Franca e Fenelon Câmara.

Resultados – As bandas das escolas municipais mais uma vez tiveram destaque. No domingo (26) foi realizado o I Concurso de Bandas e Fanfarras Seletivo ao Norte-Nordeste, no Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa, com o objetivo de selecionar as cinco equipes que participarão do 7º Campeonato Norte-Nordeste de Bandas e Fanfarras Estudantis. Entre as cinco ficaram as escolas municipais Castro Alves e Zulmira de Novais, que representarão a Paraíba nos dias 21 e 22 de novembro, em Recife (PE).