Encontro de Corais da Melhor Idade encerra Semana do Idoso

Por - em 34

A Semana do Idoso do Instituto de Previdência do Município (IPM), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), foi encerrada na tarde desta quarta-feira (6) com a realização do II Encontro de Corais da Melhor Idade. O evento foi realizado no auditório do SESI (Serviço Social da Indústria na Paraíba) e contou com presença de cerca de 300 pessoas, entre idosos, amigos e familiares.

Foram realizadas apresentações do Coral do Instituto de Previdência do Município, do Coral Joriza França (Centro de Atividades Especiais Helena Holanda), do Coral da Melhor Idade Cidade Verde e do Coral do Grupo Renascer do Serviço Social do Comércio (SESC-PB). Cada grupo recebeu um certificado de participação no evento.

A superintendente-adjunta do IPM, Paula Frassinete, destacou que o Encontro de Corais vem conseguindo atingir seus objetivos, de estimular o canto bem como trabalhar a memória dos idosos e desenvolver o gosto pela música. “Alguns desses idosos nunca tiveram a oportunidade de cantar em outras fases da vida. Aqui estão experimentando algo novo, podendo soltar a voz”, ressaltou.

Segundo Paula, um dos participantes do coral do IPM chegou a dizer que cantar “ressuscitou sua alma”. A realização do Encontro de Corais da Melhor Idade vem estimulando também que vários segmentos da sociedade invistam na criação de corais de pessoas idosas.

O aposentado Regimar Ribeiro da Silva, de 80 anos, que atua como solista no Coral do IPM, elogiou a iniciativa de realizar o encontro. Ele considera a experiência muito boa e espera que “o coral que participa nunca acabe, pois é uma alegria cantar”. Além de solista, Regimar também toca vários instrumentos musicais, como violão, pandeiro e cavaquinho.

Além do Encontro de Corais, na Semana do Idoso do IPM foram realizadas outras atividades, como desfile de moda, com roupas produzidas pelos próprios idosos; oficina de mitos e lendas folclóricas; apresentação da Banda 5 de Agosto e ainda um baile festivo. As comemorações tiveram início dia 27 de setembro. O IPM atende aposentados e pensionistas da PMJP, contando também com o Clube da Pessoa Idosa, cujas atividades são abertas para toda a população.