Encontro de Dança de Rua vai reunir dez grupos na Praça da Paz

Por - em 145

A Prefeitura de João Pessoa apresenta, dentro do Novembro da Dança, o ‘VI Encontro de Dança de Rua de João Pessoa’, que acontece neste domingo (25), a partir das 15h até a meia noite, na Praça da Paz, nos Bancários. O evento é uma parceria entre a Tribo Éthnos e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com apoio do SEBRAE/PB e que vem sendo mantida desde a primeira edição do encontro.

Nesta sexta edição, participam grupos de Recife, Natal, Fortaleza, e das cidades paraibanas Alagoa Grande, Remígio, Alagoa Nova, Areia, Cajazeiras, Cabedelo e João Pessoa. O evento vai contar com a participação dos Djings/Turntablism (arte dos toca-discos, arte dos Disc Jockeys), do pernambucano DJ Spider, o cearense DJ Tartaruga e o paraibano DJ Guirraíz.

Os convidados especiais são Don Pablo, da Banda Viruz (Recife) e Sacal e Atômico MC, de João Pessoa. O anfitrião (Host) será Vant da Tribo Éthnos e o evento terá a participação especial do grupo Maracatu Nação Maracahyba.

Estilo – A Dança de Rua (Street Dance) é um dos elementos da cultura Hip-Hop, formada principalmente pelo ‘breaking’, que foi mais conhecido como ‘breakdance’ nos anos 80, e pelo ‘funky styles’, que surgiu no auge da Era Funk nos Estados Unidos.

O termo se refere ao fato de que este tipo de dança surgiu nas ruas e até hoje é praticada nos espaços urbanos das grandes cidades e nos bairros de periferia dos EUA. A Dança de Rua recebeu as mais diversas influências, como artes marciais orientais, desenhos animados, efeitos especiais de cinema, pantomima, danças latinas (salsa, mabo e rumba), capoeira, street jazz e funk.

Ao contrário do que comumente se pensa, a dança de rua tem técnicas e fundamentos sólidos, história, criadores e mesmo que o “free style” (estilo aberto, livre) seja defendido entre os praticantes, as suas bases técnicas e fundamentos têm que ser apreendidos e entendidos por todos que desejam se tornar dançarinos. É uma dança complexa e riquíssima de elementos gestuais.

Tribo – Um dos principais objetivos do Coletivo Tribo Éthnos com os encontros de dança de rua em João Pessoa é difundir esta arte entre os jovens da Capital e em todo o Estado da Paraíba, mostrando o grande valor artístico e estético dos estilos que dela fazem parte, além de revelar a grande importância sócio-cultural que ela proporciona, assim como intercâmbio e interação entre cidades e Estados vizinhos.