Encontro de Software Livre começa na Capital partir desta quinta-feira

Por - em 16

Começa nesta quinta-feira (6), em João Pessoa, o IV Encontro de Software Livre da Paraíba (ENSOL). A abertura oficial do evento acontece às 14h, na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, com o apoio do Governo Municipal, e vai até domingo (9). Reconhecido como uma das principais atividades do segmento no país, o IV Ensol vai reunir participantes de várias partes do Brasil e do exterior. O objetivo é fazer um intercâmbio de ideias, conhecimento e experiências que vão possibilitar o desenvolvimento social, econômico e tecnológico da região Nordeste.

O encontro é organizado pelo Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB) e Projeto Software Livre Paraíba (PSL-PB), entidades não governamentais. O tema é “Liberdade no Extremo”, numa referência ao local da realização do evento – ponto extremo oriental das Américas – e a essência do Software Livre.

Segundo um dos coordenadores do IV Ensol, Rodrigo Vieira, a utilização de software livre é uma tendência mundial decorrente das ferramentas que possibilitam a liberdade do usuário. “O software livre pode ser usado, copiado, estudado e alterado. O usuário tem liberdade de manuseio e agregar valores, além de conhecer a projeção e a criação do software , mantendo, é claro, a sua total liberdade”, explicou Rodrigo.

Os interessados em participar do evento devem correr, pois restam poucas vagas. A inscrição para a quarta edição do ENSOL custa R$ 130,00 para profissionais e R$ 65,00 para estudantes e o pagamento será feito através do PagSeguro. Todas as orientações e a programação estão no site do evento: www.ensol.org.br. Mais informações, através do contato (83) 8823-2279.

O IV Encontro de Software Livre da Paraíba (Ensol) também conta com o patrocínio da Fábrica Livre, Dataprev, Itaipu Binacional, Gigahost, Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), Linuxfi Treinamento e Consultoria e F 13 Tecnologia.