Encontro de Software Livre reúne 700 participantes em João Pessoa

Por - em 15

Democratizar e disseminar a cultura do Software Livre. Com essa proposta, teve início nesta quinta-feira (06) o IV Encontro de Software Livre da Paraíba (Ensol), que conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa. O evento, que tem como lema “Liberdade no Extremo”, acontece até o próximo domingo (9), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

Cerca de 700 participantes, dentre estudantes, professores universitários e profissionais da área de informática participam do encontro, que é organizado pelo Grupo de Usuários GNU/Linux da Paraíba (G/LUG-PB) e o Projeto Software Livre (PSL-PB). O Ensol disponibiliza tradução simultânea nas palestras necessárias, atingindo assim todo o público do evento.

Dentre os palestrantes de renome internacional que desenvolvem projetos na área de Software Livre estão Rasmus Lerdof, criador do PHP, Ryan Ozimek, membro diretor da organização que cuida do Joomla, e Jim McQuillan, fundador e líder do LTSP. Palestrantes renomados no Brasil também participam do evento, a exemplo de Luis Felipe Costa, Corinto Meffe, Julio Neves, Sergio Amadeu e Fabianne Balvedi.

“O Software Livre é uma consciência tecnológica que nasceu no meio acadêmico e precisa ser conhecido por toda a sociedade. Tem muita gente que não sabe mas já está usando o software livre em equipamentos pessoais”, afirma um dos organizadores do encontro, Anahuac de Paula Gil. Ele destacou a importância do Ensol para promover a troca de ideias e experiências sobre essa ferramenta, que permite que o usuário aprenda com ela, aprimore e partilhe o que desenvolveu com a sociedade, sem nenhuma restrição quanto a direitos patrimoniais e/ou autorais.