Encontro de Valorização reúne cerca de 600 idosos no Rangel

Por - em 25

Cerca de 600 pessoas participaram do III Encontro Interativo de Valorização do Idoso, que foi realizado na tarde desta quarta-feira (21) no Centro de Atenção Comunitário (CAC) do Rangel. O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde (SMS), através das sete Unidades de Saúde da Família (USF) do Rangel.

A programação foi iniciada com a apresentação de um monólogo e aconselhamento sobre DST/AIDS, que alertou o público presente a respeito do uso correto de métodos preventivos. No local foram montados espaços de artesanato, culinária e fitoterapia desenvolvidos pelos idosos que moram na comunidade e são atendidos por uma das Unidades do Rangel.

Durante o encontro foi realizado um desfile para a escolha da Idosa mais Elegante do Rangel, que reuniu sete finalistas, sendo uma representante de cada Unidade de Saúde. Terezinha de Oliveira, 66, foi a escolhida para representar a USF Rangel II. “Enquanto me maquiava, meu neto me disse que eu estava linda. Não tive infância nem adolescência, esse foi o momento mais especial da minha vida”, afirmou Terezinha.

Outra participante do concurso, Vera Lúcia Costa, 66, representou a USF Rangel I, e disse que, mesmo a contra a vontade, foi inscrita para participar do concurso. “As agentes da unidade me inscreveram e eu gostei da surpresa. Na hora não tive vergonha e adorei participar”, frisou a aposentada, lembrando que o tratamento recebido na Unidade é cercado de profissionalismo e atenção. “O pessoal é ótimo, me sinto acolhida e muito bem tratada”, disse.

De acordo com a apoiadora Márcia Balbino, a terceira edição da festa teve um resultado positivo. “Queríamos que esse evento servisse para valorizar o idoso na sociedade, acho que conseguimos”, afirmou a apoiadora, frisando o trabalho realizado por todos os profissionais que atuam nas unidades do Rangel. “De alguma forma, todos trabalharam para fazer dessa festa um sucesso”.

Essa foi mais uma ação da Secretaria de Saúde que visa promover a valorização e inclusão social dos idosos na Capital. No último mês de outubro, a Prefeitura Municipal realizou, através da SMS, as comemorações alusivas ao Dia do Idoso com uma semana de programação voltada para este público.