Encontro discute a acolhida de pacientes em serviços de saúde de JP

Por - em 17

Um dos mecanismos para transformar a relação entre usuários e profissionais nos serviços de saúde foi discutido em encontro no Hospital Universitário Lauro Wanderlei (HULW), na semana que passou. Trata-se do ‘Acolhimento’, política implementada no município de João Pessoa que tem o objetivo de transformar as práticas do setor, através da escuta qualificada da necessidade da pessoa que busca um serviço de saúde.

O encontro faz parte das ações do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, em que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi convidada a participar e expor a realização da experiência na cidade. Estiveram presentes estudantes e profissionais de odontologia, enfermagem e medicina, além de profissionais da SMS. A idéia é trazer esses novos conceitos para que a formação em saúde tenha um novo olhar sobre o modo de cuidar das pessoas.

Com o ‘Acolhimento’, a visão do profissional de saúde em relação ao usuário deve ser transformada, deixando de olhar apenas a doença no paciente, passando a reconhecer o usuário como parceiro na construção de sua saúde. O profissional tende a trabalhar de forma articulada com outros profissionais para ampliar o potencial da oferta de serviços, auxiliando na diversificação de recursos terapêuticos e garantindo a continuidade do cuidado ao usuário.