Encontro do Peti vai reunir 400 crianças e adolescentes nesta sexta

Por - em 26

Cerca de 400 crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), participam nesta sexta-feira (22), do II Encontro dos Adolescentes do Peti. O encontro que será aberto às 9h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), que fica localizado no bairro dos Estados, faz parte da programação do IV Festesart – Festival de Esportes e Artes.

O objetivo é aprofundar a discussão sobre o trabalho infantil na cidade de João Pessoa com os maiores interessados: as crianças e adolescentes. Durante o encontro, os próprios adolescentes, a partir de sua percepção do Peti, deverão apontar algumas ações prioritárias para execução em 2010.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, ninguém melhor que as próprias as crianças e adolescentes atendidas pelo Peti, para traçar os rumos do programa na cidade de João Pessoa.

“Temos alcançado conquistas extraordinárias, principalmente nas áreas de esporte e cultura, com nossas crianças obtendo medalhas em competições nacionais e outras demonstrando aptidão artística em várias áreas. Esta tem sido a nossa principal estratégia para retirar essas crianças não apenas do trabalho infantil, mas também de situações ainda mais constrangedoras”, explicou.

A coordenação do encontro é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e conta com o apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), do Instituto Alpargatas, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (Fepeti), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB),da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),do Grupo São Braz e da Água Mineral Platina.

PROGRAMAÇÃO

8h – Café da Manhã
9h – Credenciamento
10h – Apresentação Cultural
10h30 – Abertura
11h – Palestra: Trabalho Infantil Doméstico – Dra Maria Lilian Leal
11h30 – Debate

12h – Almoço

13h – Apresentação Cultural
13h30 – Repasse das Ações do PETI/2009 – Adriano Dias (Coordenador PETI)
14h – Formação dos Grupos de Trabalho
16h – Explanação dos Grupos para a Plenária
17h – Encerramento

GRUPOS DE TRABALHO

Temas

1) Jovem Aprendiz
2)ProJovem Urbano
3)Projovem Adolescente
4)Deveres e Direitos das Crianças e Adolescentes
5)Trabalho Infantil
6)Programa de Erradicação do Trabalho Infantil