Encontro vê garantia de direitos de crianças e adolescentes em JP

Por - em 22

A dinâmica do conjunto de ações e políticas públicas destinadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes na Capital foi o foco central das discussões na tarde desta quarta-feira, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Intitulado como ‘II Encontro sobre o sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente de João Pessoa’, o evento reuniu especialistas (psicólogos, assistentes sociais e educadores), policiais, conselheiros e representações das instâncias governamentais e jurídicas.

A principal meta do encontro, que prossegue nesta quinta-feira (14), é traçar o organograma dos atendimentos voltadas às crianças e adolescentes na Capital e, a partir daí, identificar os avanços, fragilidades e propostas de aprimoramento dos serviços nas esferas públicas municipal, estadual e federal. Essa avaliação é levada em conta nas temáticas: trabalho infantil, violência sexual, adolescentes em conflito com a lei, violência doméstica, drogas, crianças e adolescentes em situação de rua.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Rivaldo João Régis, destacou o encontro como um desdobramento da primeira edição, em que foi realizado o diagnóstico da rede de ações, serviços e políticas públicas de atendimento às crianças e adolescentes.

Na manhã desta quinta-feira haverá a apresentação dos Grupos de Trabalho (GTs) e da síntese problemática, a realização do debate e a síntese propositiva sobre as temáticas discutidas. O encontro é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão autônomo, juntamente com a Rede Margaridas (Remar) e Ministério Público, com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).