Ensino da rede municipal de JP é destaque na Provinha Brasil

Por - em 17

O processo de alfabetização da rede municipal de ensino de João Pessoa foi destaque no resultado da Provinha Brasil 2010. Neste ano, 97,45% dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I avançaram no processo de alfabetização. No ano de 2009, o resultado foi de 96,90% e em 2008, 80,21% foram alfabetizados.

Esse instrumento de avaliação encaminhado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) constitui um importante recurso metodológico por ser aplicado em duas etapas: no primeiro semestre, quando é feita (em termos de níveis) uma avaliação diagnóstica, e no segundo semestre do ano letivo, quando a avaliação dos resultados reflete (também em termos de níveis) as competências que os alunos já alcançaram ou que precisam ainda construir.

Dessa forma, os professores alfabetizadores podem usar os resultados do teste inicial para identificar em que nível do processo de alfabetização seus alunos se encontram. Em seguida, planejam estratégias de intervenção e verificam, ao final, se os alunos avançaram nesse processo.

No período de aplicação inicial, os alunos podem estar no nível 1, por conseguirem acertar até seis questões da Provinha Brasil. No nível 2, se forem identificados de 07 a 11 acertos; no nível 3, de 12 a 16 acertos; no nível 4, de 17 a 22 acertos e no nível 5, de 23 a 24 acertos.

Neste ano de 2010, a maioria dos alunos do 2º ano estava no nível 4 no momento da aplicação, significando que o trabalho pedagógico construído pelos professores dessas turmas, com a colaboração dos estagiários do Projeto de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vem dando resultados produtivos.

Esses números são reflexos do trabalho realizado nas escolas pelos educadores e também pelo apoio pedagógico dado pela UFPB. “Faz-se necessário ressaltar que tais resultados dependeram, evidentemente, da visão de futuro e do projeto de educação para as séries iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvido por nós da Secretaria de Educação, com o apoio institucional do Prefeito Luciano Agra”, disse a secretária de Educação, Ariane Sá.

No final deste ano, o Ministro da Educação vai divulgar “O Plano Nacional de Educação”, que consta de 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020, com destaque para a meta 5, “Alfabetizar todas as crianças, até, no máximo, os 8 anos de idade”.