Entidade nacional avaliará projeto ‘Trem EcoCultural’ da Prefeitura

Por - em 33

A Prefeitura de João Pessoa e a Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC) estão discutindo a implantação do projeto ‘Trem EcoCultural’, criado através de uma parceria entre o Governo Municipal e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). No próximo domingo (15), o secretário de Turismo, Elzário Júnior, e Sávio Neves, diretor da (ABOTTC), vão estudar a viabilidade do projeto e aproveitar a oportunidade para conhecer o trajeto durante a realização do ‘Trem do Litoral’, que acontecerá também no domingo. O evento conta com a parceria do Hotel Tambaú.

De acordo com Elzário Junior, o projeto, quando colocado em prática, deve acontecer todos os domingos e não só durante o período junino. O objetivo é apresentar aos turistas as tradições e a cultura da Capital e da Paraíba como um todo. Para ele, a visita representa uma grande possibilidade de concretizar e viabilizar a ação. “É uma chance que temos de colocar o projeto em prática, em parceria com a iniciativa privada”, contou

O ‘Trem do Litoral’ vai realizar uma única viagem no domingo, com a animação de trios de forró, e fará paradas em João Pessoa e Santa Rita. Na Capital, a Setur vai promover uma recepção à moda junina, com a apresentação de grupos de xaxado, o grupo folclórico Inburana, da UFPB, e ‘Nação Maracahyba’, no terminal ferroviário da cidade.

O projeto ‘Trem EcoCultural’ de João Pessoa vai oferecer um novo produto para a cidade, levantando a necessidade de preservação ambiental e histórica do percurso feito pelo trem. A orientação estará resumida num folheto de literatura de cordel, distribuído entre os turistas e visitantes. Sávio Neves também visitará o ‘Trem do Forró’, que sai de Campina Grande com destino à cidade de Galante, sendo uma das principais atrações do São João daquela cidade.