Entidades se mobilizam contra consumo de bebida no trânsito

Por - em 28

Uma comissão intersetorial, reunindo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Polícia Rodoviária Federal, Detran, STTrans, CPTrans, Associação de Microempresários da orla Marítima e Núcleo de Treinamento de Resgate (NTR), realiza nessa sexta-feira (18) o Movimento em Respeito à Vida. A mobilização tem como objetivo estimular o enfrentamento dos acidentes de trânsito, bem como conscientizar os condutores na relação prejudicial entre o álcool e a direção. A ação ocorre do Busto de Tamandaré, no Cabo Branco, até as proximidades do Hotel Tambaú, a partir das 18h.

Além de apontar a condutores e pedestres práticas adequadas no trânsito, o evento pretende intensificar a redução da morbi-mortalidade por acidentes de trânsito na prévia de carnaval do município de João Pessoa. Os integrantes da iniciativa serão acompanhados por uma banda de frevo, nos moldes de um bloco carnavalesco, durante o trajeto do Busto de Tamandaré aos quiosques próximos ao Hotel Tambaú.

As equipes realizarão uma abordagem educativa aos pedestres do calçadão e aos clientes dos quiosques da orla marítima, distribuindo material informativo, adesivos e camisetas. Durante a abordagem, os consumidores eleitos como “amigos da vez”, encarregados como motoristas e que não irão consumir álcool, receberão brindes e participarão de demonstrações não punitivas do uso do etilômetro.

“Os acidentes de trânsito no Brasil se configuram como um problema de saúde pública e têm provocado impacto na morbidade e mortalidade da população pessoense. A ação de mobilização para o enfrentamento dos acidentes de trânsito – Movimento em Respeito à Vida – foi pensada intersetorialmente e objetiva intensificar as ações de educação no trânsito e sensibilizar condutores e pedestres acerca da temática “Álcool e Direção” durante a prévia carnavalesca, explica Priscila Nunes, responsável pela seção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS.

Dados de acidentes de trânsito na Capital – De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) da SMS, o número absoluto de óbitos por acidentes de trânsito em residentes de João Pessoa no ano de 2010, foi 139, sendo 86,3% homens e 13,7% mulheres. Conforme dados parciais do ano de 2010 da STTrans, o número de ocorrências de acidentes de trânsito no município de João Pessoa, de janeiro a agosto de 2010, foi de 6.120. “Educação para o transito é mais que educar, é salvar vidas”, destacou Abimadabê Vieira, responsável pela divisão de educação para o trânsito do Detran-PB.