Envelhecimento é tema de encontro na sede do Caisi

Por - em 47

Começou nesta terça-feira (29) o I Encontro de Promoção do Envelhecimento Saudável, promovido pelo Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), da Secretaria de Saúde do Município (SMS). Só em João Pessoa vivem 48 mil idosos e esse resultado coloca a cidade em segundo lugar no ranking das capitais nordestinas com maior número de pessoas com idade acima de 60 anos. No encontro está sendo discutida a qualidade de vida dessa faixa etária além de comemorar os dois anos de funcionamento do Caisi.

A palestra de abertura foi proferida pela professora e gerontóloga Maria das Neves Cartaxo, com o tema “Saúde e Envelhecimento”, que enfatizou a necessidade de se buscar um envelhecimento ativo e saudável. “É preciso cuidar da saúde hoje para se garantir um futuro saudável e livre de males”, afirmou a médica. Ainda pela manhã, o grupo de dança da Terceira Idade do SESC fez uma apresentação para o público que compareceu ao encontro.

Lenita Assis de Albuquerque tem 73 anos é atendida pelo Centro em várias especialidades médicas. “A maior vantagem daqui é poder encontrar muitos especialistas juntos”, diz a idosa, que é acompanhada por ginecologista, angiologista, fonoaudióloga, reumatologista e geriatra.

Até quinta-feira, 1º de outubro, serão proferidas palestras relativas ao envelhecimento saudável, apresentações culturais com grupos da terceira idade, oficinas e feiras artísticas. O encontro acontece no Caisi, localizado na Praça Caldas Brandão, s/n, Tambiá, a partir das 8h, e é aberto ao público.

Caisi – A Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa mantém desde 2007 o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso – Caisi, que detém uma estrutura direcionada especialmente à saúde do idoso. O centro conta com especialistas nas áreas de geriatria, cardiologia e ginecologia entre outras especialidades médicas, incluindo atendimento à saúde bucal, acompanhamento por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, totalizando cerca de sete mil atendimentos desde a inauguração.