Enxadrista português vence Torneio Internacional em JP

Por - em 61

O enxadrista português Luis Galego foi o vencedor do I Torneio Internacional de Xadrez Cidade de João Pessoa 2009 encerrado nesta quarta-feira (4). Em segundo e terceiro lugares ficaram os brasileiros Luismar Alves e Darcy Lima. O torneio teve início no dia 30 de outubro e reuniu 10 enxadristas de quatro nacionalidades: Brasil, Argentina, Peru e Portugal. Entre os concorrentes tinham dois Grandes Mestres que elevaram a competição a um nível internacional.

O vice presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Darcy Lima, explicou que uma competição tem o seu nível elevado de acordo com a quantidade de mestres e grandes mestres participando. “Tivemos a formação de um grande mestre internacional no Nordeste nesta competição. Isso só ocorre quando a competição tem a participação de Grandes mestres e aqui tivemos dois”, explica.

O torneio foi realizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Paraibana de Xadrez (FPX) com apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das secretarias da Juventude, Esportes e Recreação (Sejer), e da Educação (Sedec), que disponibilizaram transporte, alimentação, hospedagem e toda a infra-estrutura.

Para o secretário de Esporte, Juventude e Recreação da Capital, Alexandre Urquiza, o torneio teve um saldo positivo tanto para os competidores, quanto para os alunos da rede municipal de ensino. “Os estudantes puderam vivenciar um pouco a experiência dos participantes. Cerca de 300 alunos da rede municipal de ensino puderam participar através dos jogos paralelos. O desafio é realizar um novo torneio com uma duração maior e contando com a presença de enxadristas femininas”, comenta.