Equipe da Secretaria de Transparência apresenta experiência a funcionários da UFPB

Por Monica Melo - em 350

Uma equipe da Secretaria Executiva de Transparência Pública do Município de João Pessoa (Setransp) apresentou na tarde desta terça-feira (18), sua experiência na resolução das demandas por informação no curso de “Controle Social e Lei de Acesso à Informação – Semipresencial” que está sendo oferecido pela UFPB aos seus funcionários.

De acordo com o titular da pasta, Ubiratan Pereira, o objetivo do curso é capacitar os funcionários da UFPB sobre Lei de Acesso à Informação e demais instrumentos de transparência pública, e a Setransp foi convidada a apresentar sua experiência em relação ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

“Respondemos 100% das demandas e diminuímos muito o tempo das respostas. Temos feito um grande esforço para responder as demandas em até um dia e conseguimos isso em mais de 40% dos casos”, afirmou o secretário.

João Pessoa foi a segunda Capital nordestina e primeira cidade da Paraíba a regulamentar uma Lei de Acesso à Informação, em 2013, com o objetivo de assegurar a divulgação de dados da gestão. Nesse mesmo ano, a Capital obteve o primeiro lugar no ranking de transparência pública, através de uma avaliação do Tribunal de Contas do Estado.

O Portal da Transparência manteve-se em destaque ao longo destes anos e foi modernizado no início de 2018, quando foi lançado o seu novo layout e novas ferramentas que facilitam ainda mais o acesso da população às informações referentes à administração da Capital.