Equipe da USF atende vítimas da chuva no Jardim Veneza

Por - em 46

Famílias desabrigadas do bairro Jardim Veneza estão recebendo atendimento da equipe de profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Saúde, em João Pessoa. Desde o último dia 10, cinco famílias estão abrigadas no Centro de Referência da Cidadania no Jardim Veneza. Agentes de saúde, orientados pela Secretaria Municipal de Saúde, prestam atendimento integral aos refugiados no Centro e encaminham os casos necessários ao médico e enfermeiros da unidade.

Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explicou que as ações estão sendo realizadas diariamente em todos os pontos de abrigo e nas áreas mais atingidas pelas chuvas na Capital em cada Distrito Sanitário.

A vendedora de lanches, Rosinete Sarney, conta que perdeu sua barraca de lanches por causa da água. Segundo a ambulante, a perda poderá ser contornada e a preocupação agora é garantir a saúde da família. “O importante é que minha família está bem. Com saúde eu posso trabalhar e voltar a ter minhas coisas”, destacou a vendedora.

As cinco famílias que estão refugiadas recebem atendimento médico diretamente no Centro de Referência da Cidadania. A médica responsável pela USF vai até o Centro de Referência todos os dias e atende as vítimas da chuva. A agente de saúde comunitária afirma que todas as famílias abrigadas no Jardim Veneza estão bem e aguardando a água secar para retornarem às suas casas.

A diretora de Vigilância à Saúde declarou que as visitas diárias às vítimas das chuvas abrangem desde ações preventivas a avaliações da condição de saúde, além de evitar doenças que proliferem com a chuva, como a leptospirose, afetem a população. “Disponibilizamos hipoclorito nos territórios com maior chance de incidência de leptospirose ou enchentes, divulgamos cuidados necessários com as águas das chuvas nos bairros mais atingidos por meio de carros de som e encaminhamos material educativo de leptospirose e hepatite”, informou Talita.